NUNCA TENTEI FALAR TÃO SERIAMENTE,


 


Todos vocês que me conhecem e alguns a mais de 8 anos que, escrevo  nestes meus vários blogues, tem a absoluta certeza de que jamais fiz proselitismo politico, religioso de opções de gêneros e quando muito, me esforcei em algumas tentativas de tornar ou colocar algum humor nos textos para torná-los mais degustáveis.

 Isso não caberá aqui !

Passei mais de um terço da minha vida mergulhado nos estudos das ciências politicas, sociais e humanas, pretendendo entender o fato pelo qual os grupamentos humanos crescem, se desenvolvem e morrem. Então vivo pedindo emprestado da sociologia, antropologia e ciências humanas  e politicas subsídios para tentar analisar e ver um palmo diante do meu nariz sobre o presente e o futuro da sociedade humana. 

Desculpe  e sem catastrofismos, no entanto essa pandemia de Covid 19 não tem nada parecida com nenhuma das pestes que nos pegaram de tempos em tempos, excetuando-se talvez a Peste negra que praticamente dizimou a Europa, uma das épocas mais  animalesca e impura da sociedade humana, na qual porcos que fediam na rua fediam tantos quanto os seres humanos. 

Se você é religioso talvez possa atribuir a castigos divinos e caso contrário deverá admitir que longe de possíveis castigos divinos a Covid19 tem demonstrado ao ser humano quanto a sua fragilidade, impotência e apontando para o fato de que riquezas sejam, as conquistadas por via honestas ou desonestamente recebem desta doença "avisos" os quais já nos acostumamos, qual seja; o vírus se é respeitado ele se acalma e se enfrentado volta a matar aos milhões em todo mundo.

Este vírus ensina que o dinheiro não é a prioridade e quanto maior a injustiça social que pulula no mundo ele , o vírus estaria disposto a colocar o ser humano no seu devido lugar de submissão. As diversas idas e vindas de mortes de milhares de pessoas nas nações mais ricas e civilizadas do mundo indicam a inteligência deste vírus que  não admite ser confrontado.

Sempre que a situação sanitária melhora e se instala por sacrifício e compreensão do seu humano que ele tem que curvar-se e submeter-se a força do Covid19 a situação quase normaliza e se  desrespeitado ele volta em ondas sucessivas de destruição e mortes eliminando e atualmente, nas classes as mais privilegiadas de milhares de seres humanos que influenciam para que a diferença entre aqueles que tem tudo e os que não tem nada, seja de uma punição exemplar.

Presidentes da republica, reis , rainhas, famosos milionários, elites de todas as partes do mundo andam morrendo feito moscas e apodrecendo sufocados nos leitos dos hospitais como se esse vírus estivem mandando um recado de que a época de ouro dos saques de ladrões inescrupulosos acabou. Desta roubalheira sem fim que tomou conta do mundo a ponto de roubarem orçamentos para respiradores e outros insumos para combater o vírus e desaparecem nos bolsos e nas cuecas de desgraçados e inescrupulosos ladravazes e que , coincidentemente, no dia seguinte estão imobilizados nas camas com o vírus sofrendo e apodrecendo como qualquer outro.

Então vou pela primeira vez afirmar perante a todos quase 10(dez) mil seguidores que me acompanham em todos os meus blogues que o Covid19 é muito mais que um vírus. Ele expressa a insatisfação incontrolável da natureza de que esta nossa sociedade na qual pais matam filhos por dinheiro, políticos roubam dinheiro de medicamentos, empresários desonestos que saqueiam com a permissão e o conluio de políticos indecorosos os cofres públicos, grupos "familiares" se transformam em casas de surubas espetaculosas como o recente noticiário tenebroso dessa pastora, alianças entre famílias para roubarem, casamentos de ocasião e planejados para ver quem vai sumir para o exterior com a dinheirama roubada na cueca ou nas calcinhas que de tornaram corriqueiro enquanto milhares de crianças não chegam ao primeiro ano de idade. Enfim este vírus mostra de que ou nós nos tornamos humanos ou seremos transformados novamente em amebas.

E quem sabe começando tudo novamente, não precisemos sacrificar mais milhões de bichinhos Visons cujas peles custam milhões para enfeitarem as mulheres ou o fato de termos como objetivos maiores adquirir mansões, iates, helicópteros e o escambau.

O vírus tem mostrado que nada disso tem nos livrado das mãos dele, não nos livra da mão forte de um vírus que na minha  opinião veio para revelar ao mundo o que um ser humano deve ser e seus novos destinos se quiser sobreviver.

Independente de qualquer vacina!


                                                     





     

5 comentários:

  1. Boa noite Paulo. Parabéns pela excelente reflexão. O Covid não escolhe suas vítimas. Mais os mais pobres e sem condições financeiras são os que mais perecem.

    ResponderExcluir
  2. LUIZ GOMES,

    desgraçadamente os responsáveis pela imundice humana terão resposta.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com esta sua excelente reflexão. Mas não creio que a humanidade aprenda alguma coisa...
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. GRAÇA PIRES,
    a que ponto chegamos!
    Vou me cuidando por aqui ,cuide-se também por aí.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Como Socióloga, posso falar: possodizer que acredito na anomia em que entrámos e que na função que uma pandemia tem, que não somente matar, e falhou. Não estamos mais solidários, não estamos mais cuidadosos e não cuidamos nem de nós nem do outro. A anomia irá ser instalada e depois, o que fazemos para dar comida aos filhos? Matamos

    ResponderExcluir