HUMANOS E DEUS.


                                                                 
Desde cedo aprendi que nenhum rio é o mesmo, apesar de suas variadas e continuas águas passarem sempre pelo mesmo leito das suas margens. Rios tem suas águas renovadas à cada instante, elas mudam neste inevitável processo principalmente, em intensidade e qualidade dispares. Quando excessivamente caudalosas ficam esbarrando, corroendo e desgastando os limites impostos pelas suas margens, a extrapolam, invadem regiões limítrofes, causam inundações e destruição, porém, cessadas as causas retornam a normalidade.
Sentimentos podem se tornar rios de correnteza e dimensões absurdas e extrapolarem pelas indesejáveis e descontroladas margens que os continham.
Sentimentos humanos são forças mutáveis e caleidoscópicas que devem ser controladas. Mas ser Deus é um atributo indivisível que só Nele está contigo. Nós os sôfregos e inapropriados humanos, pisamos na bola, chutamos o balde, arrebentamos a boca do balão temos aqueles arroubos grandiosos de surtos que nós levam a arrogância tipica de quem vocifera dizendo aos berros que não chupa o mel e sim, come as abelhas!
Humanos  são farinha do mesmo saco, uns mais controlados, outros mais  contidos e educados porém, todos encurralados na mesma casinha de madeira no alto daquele morro e quando menos imaginam, rolam ribanceira abaixo feitos e transformados em escombros.
Consta que certa vez um seleto grupo de humanos tenha pedido uma reunião com Deus e naquela ocasião disseram:
-Deus, apesar de criados, fomos feitos à sua semelhança e por esta razão viemos pedir para que possamos também criar, fazer e desfazer, transformar, sermos capazes de conquistar o céu e a terra, debulhar o trigo, conter a natureza, estas coisas.
Ouvindo atentamente, Deus coçou a cabeça e disse-lhes:
-Tudo bem, que assim seja, mas em cada uma das suas criações e conquistas vou inocular nelas o eterno germe da insatisfação humana, entenderam?
-Não, desculpe , não entendemos a razão.
-Simplesmente para que vocês nunca pensem que são Deus!
E assim é feito sempre. Amor que vira ódio, fartura que se pode minguar e fazer-se penúria, sentimentos menores de agressões e violência que podem vir a dominar relacionamentos movidos  pela insatisfação e que levam a que mais tarde reconheçamos que eramos muito felizes e não sabíamos.
E onde está o final feliz? Estamos terminando isso aqui movidos pela mesma insatisfação? Nenhuma chance das situações serem diferentes?
Lógico que sim, e a palavra magica é o perdão.
Perdão é muito mais do que uma atitude.
Perdão é uma dádiva que nos foi dada para que possamos aí sim, cada vez mais estarmos conectados em semelhança com Deus.
Exatamente, como a natureza perdoa os rios que se tornam caudalosos e destroem suas margens, e que depois de cessadas as causas das inundações ela permite que ele volte a correr sereno no seu leito.


16 comentários:

  1. O unico comentario que posso fazer é: Uau!!!... perfeito em tudo que escreveste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRIDA,

      como eu gosto de ser elogiado, você não vai acreditar mas é como se eu nascesse a cada novo elogio que recebo e quando eles veem de pessoas como você eu me esparramo e definitivamente, em lágrimas!
      Beijo.
      Um abração carioca.

      Excluir
  2. Respostas
    1. CIDÁLIA,

      você não mereceria nada diferente do que um texto maravilhoso, segundo sua própria opinião.
      Beijos.
      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Maravilhoso texto, Paulo, só não perdoam aqueles que transbordam de ódio, para esses tudo é muito difícil. Mas coloco isso como doença. Quando a gente baixa as armas, é como se disséssemos que o perdão, ou pelo menos esquecer, já é possível. Falo isso porque há coisas que não se consegue perdoar, como matarem um filho nosso, marido, pai, mãe. Ou outra atrocidade. Isso é difícil. Mas acho que tentar esquecer é uma atenuante.
    Beijo, uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. TAIS LUSO,

    e por incrível que pareça, defende a teoria psicanalítica de que o amor e o ódio tenham a mesma origem psíquica e são separados por uma tênue linha divisória.
    Entre amor e ódio vamos caminhando, torcendo para que a frequência de amor seja sempre superior dentro de nós.
    E com ele , o amor venha o perdão ou o esquecimento na pior das hipóteses.
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Paulo,
    que ótima lição nos repassou com seu belíssimo texto.Destaco a parte que fala sobre o perdão, um sentimento tão falado , mas difícil de ser feito na sua totalidade, sabemos o quão importante é sabermos perdoar para que assim sejamos perdoados, mas na prática ele está longe de ser atingido.Quando aprendermos a perdoar realmente estaremos evoluindo para mais perto de Deus. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARLI,
      que bom você leu e gostou!
      A humanidade é ainda recente neste planeta, comparado a vida por aqui de insetos e outros animais, nós chegamos por aqui só "outro dia", e portanto estamos num processo de evolução.
      Segundo estudos do sociólogo Alvin Toffler, se comparássemos a existência de vida na terra a vinte e quatro horas, os antecessores dos humanos teriam chegado exatamente, no último segundo destas vinte e quatro horas.
      Vamos conquistar o melhor, e entre o melhor para todos nós está o perdão!
      Beijo.
      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Gostei muito de ler este maravilhoso texto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉLIA,
      que bom ter lido e gostado.
      Beijo.
      Abração carioca.

      Excluir
  7. Olá, Paulo. No meu entendimento, se houvesse maior compreensão entre os seres humanos, haveria menor necessidade de perdão, pois ninguém tentaria ser Deus, uma coisa leva a outra e, afinal, ninguém tem tanto poder assim para ficar perdoando de qualquer jeito; só Deus. Obrigada pelo comentário no blog que eu mais me divirto, porque assisto vários curtas antes de compartilhar algum. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ARTES E ESCRITAS (YAYÁ)

      Quer saber? Eu também me divirto muito por aqui e me orgulho sempre dos seguidores incríveis que temos.
      Beijo.
      Abração carioca.

      Excluir
  8. Uma reflexão muito filosófica, este seu texto. Deus tem razão.
    Não saberíamos criar senão ódios e exageros. Quanto ao perdão, que bom perdoarmos e sermos perdoados de tanta ignorância…
    Uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. GRAÇA PIRES,

    concordo, pois além de ter sempre razão Ele não joga cartas e portanto, não transforma nossas vidas num jogo irresponsável!
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que não somos Deuses, já pensou? k
    Belo texto.
    r. As vezes a forma da mudança é um arrebatamento de consciência
    e da introspecção que queremos fazer sobre nós mesmos.
    Há muitos tipos de evolução...

    Como não somos aposentados, mantemos um pequeno lugarzinho na cidade e afins; e acredite se quiser tudo que tem na casa foi feito em finais de semana nesses 6 anos!! 95% no estilo faça você mesmo.
    Fui para alguns estados, passeei em algumas cidades conversei muito! tudo para ter certeza k, sobre as incertezas k.
    Querer é poder!
    Obrigada pelas visitas.
    Obs. (escrevi por aqui mesmo, pois é uma fala mais abrangente, e temos amigos incomuns. mas geralmente pra perguntas diretas respondo no e-mail ok?)
    Boa continuação de semana.
    PAZ E BEM.
    janicce.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CASA MADEIRA,

      Janicce,

      muito obrigado por tudo, resposta,presteza e consideração.
      Repito:Muito obrigado mesmo!!!
      Um abração carioca.

      Excluir