DEPOIS DA PANDEMIA.





                                                                   
                                                                         


Não posso enganar a vocês que durante tantos anos me acompanham neste e nos meus outros blogues.Seria de uma deslealdade e falta de respeito imperdoável. E muito mais, agiria com uma abominável ingratidão, a todos vocês que me devotam elogios e criticas que sempre me ajudam a crescer.Portanto, pode ser difícil falar que, depois desta pandemia não acontecerá absolutamente nada,nada mudará e o ser humano continuará a ser uma perversa e caricatural obra inacabada de Deus. Dias desses ouvia uma liderança indígena brasileira que dizia da inacreditável falta de sensibilidade do denominado homem branco que acredita e age na vida certo de que a nascente da água é na torneira da sua casa. O faz não por ignorância ou falta de competência cultural, mas, apenas para livrar-se da responsabilidade que teria com a natureza se aceitasse que são nos mananciais que ela borbulha em nascente.E então , ao invés de comprar uma linda e caríssima torneira de onde jorrará aquele mais precioso liquido do mundo ele estaria comprometido  e obrigado  sim,a salvar nossas florestas, preservar a vida animal,jamais destruir montanhas imensas para fabricar latinhas de alumínio para a sua cerveja habitual. Este ser humano que mata um animal de algumas toneladas para lhes roubar do corpo inerte no solo, suas presas de marfim ou escraviza nações de outros pobres seres para lhes furtar o petróleo, diamantes enfim, suas riquezas naturais.
Está certa aquela liderança indígena ,pois mentindo para si mesmo que a nascente da água é na torneira da sua casa o ser humano esconde, joga para  debaixo do tapete da ética e da moral, os seus compromissos vitais e essenciais para com a sua raça, o seu semelhante , os seus irmãos. Joga assim o jogo do faz-de-contas de quem não viu, não sabe e não tem nada com isso. Ergue entre ele e o mundo um muro que, servirá para esconder do outro lado, a verdade que incomoda, a realidade que não quer ver por comodismo existencial. E criando fanfarronices filosóficas mentirosas sobre a existência vai fechando os olhos para o que lhe feriria as emoções e precisa fugir daquilo pois, a culpa seria inevitável e a culpa dói pra cacete. Portanto, depois da pandemia penso eu que nada mudará na vida humana e quando muito alguns iram ter uma vaga lembrança que perderam amigos,outros parentes e guardarão na memoria imagens nebulosas e pouco nítidas de caixões sendo colocados em cova rasa aos milhares.Mas afinal,a maioria irá sobreviver para continuar a pensar egoisticamente que, a água realmente nasce nas torneiras de suas casas. Continuará a ser muito mais cômodo pensar desta forma,  apesar de ser cínico e hipócrita além de impedir que aproveitem  a oportunidade para os seus crescimentos existenciais com  as lições dos alertas que estão recebendo.Mas, eles não estarão nem aí, pois,mesmo em plena ebulição desta situação macabra em que vivemos a preocupação de alguns continuará ser a pratica delituosa da roubalheira.Uma compulsão para muitos, genética. E desta vez roubar respiradores que dariam um pouco mais de ar para sobrevida daqueles que em fase terminal sentem faltar-lhes o oxigênio da vida antes de morrerem sufocados. Os transgressores comprarão algumas mansões,alguns iates e viverão como se não lhes fossem ser cobrados amanhã uma fatura muito alta a ser paga.Inevitavelmente!

22 comentários:

  1. Não sei como alguém tem ainda tamanha dose de ingenuidade para crer que uma pandemia tornaria o ser humano bem mais decente...

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo
    Não é uma pandemia ou pós pandemia que irá mudar o ser humano
    Quem vive focado no egocentrismo acreditando que mundo gira para trazer-lhes benefícios jamais irá mudar pois o seu ego não lhe apraz viver e ou mudar pela coletividade. É como o joio e o trigo. Quem é do bem assim continuará sendo com suas lutas em prol dos fracos e dos oprimidos. A outra parcela seguirá usufruindo guiado tão somente por sua ganância inescrupulosa
    Um ótimo domingo para você
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRACITA,
      obrigado por ter colaborado para melhor compreensão do que esta muito difícil para ser explicado.
      Sua visão é muito parecida com a minha e por esta razão fico satisfeito em estar a seu lado nesta questão.
      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Olá Paulo,
    Do jeito que está, caminhamos a passos largos para uma escravidão, onde nos ditam regras: eu não as cumpro, tenho os meus valores e se quiserem me prender, terão que levar meu corpo já inerte para somente sepultar.Não me rendo aos desmandos de quem pensa que é e não é.
    Não tenho nenhuma Faculdade, mas morei em Santo André, fiz concurso para a Prefeitura, passei, depois saí, não era o que queria fazer. Fiz novos concursos para lecionar e em todos passei. Agora lhe pergunto: se você é advogado, consegue advogar sem fazer o OAB? Pois é. Mas, há pessoas que conseguem, depois é só mandar um outro assinar!!!
    Eu hoje aposentada, tenho 2 carteiras de trabalho abarrotadas de empregos ganhando bem, quando me enchia de um fazia novo concurso e me mandava.
    Nunca quis cargo de confiança, acho que é se rebaixar muito a não ser que houvesse um concurso para tal cargo.
    Fui e sou feliz do meu jeito e falo o que me da na telha, ninguém cala a minha voz.
    Sabe, fiquei viúva e me casei novamente e tenho um filho adotivo, super culto com 2 Faculdades e já está querendo fazer a terceira.
    Voltei para o interior ainda trabalhei muito.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUA SINGULAR,

      estamos juntos quando sua filosofia de liberdade inclui e exige que "ninguém cala a minha boca".
      Esta é a palavra de ordem maior e vinda de dentro das nosas mais efetivas convicções democráticas.
      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Paulo,
    A maior pandemia é a inércia do homem que se acha eterno.
    O gostoso da vida é dormir em paz.
    kkkk
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUA SINGULAR,
      verdade, e alguns até pretensamente imortais!
      Um abração carioca.

      Excluir
  5. Olá Paulo. Depois da pandemia seremos como uma criança quando aprende andar. Cada passo de uma vez, com cuidado e com risco de cair ou medo de se machucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUIZ GOMES,
      acredito que sim, afinal como adultos estamos cansados de machucar e ferir nossas consciências e como uma criança é esperar que não ralemos em demasias nossos joelhos , cotovelos, pernas, enfim!
      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Boa tarde Paulo. Comecei a seguir o seu blogue.

    ResponderExcluir
  7. LUIZ GOMES,
    obrigado.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. Depois da pandemia tudo será igual se não for pior. A vida será mais cara, porque os empresários vão querer repor rápido aquilo que perderam e o povo como sempre pagará a fatura.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderExcluir
  9. Meu Amigo, li o seu texto com toda a tenção. Um texto para reflexão. E concordo com você: "depois desta pandemia não acontecerá absolutamente nada, nada mudará e o ser humano continuará a ser uma perversa e caricatural obra inacabada de Deus". Infelizmente será assim...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. ELVIRA CARVALHO,

    infelizmente, pensamos da mesma forma!
    E também, como relação ao aumento substancial do custo de vida, afinal o empresariado vai querer entrar com todas as forças na recuperação dos seus lucros não realizados. E quem pagará a fatura? O povo!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. GRAÇA PIRES,

    GRAÇA PIRES,
    honrado por ter sido lembrado por você num trecho integral do meu texto!
    Infelizmente esta obra humana é realmente, caricatural e inacabada da divina criação.
    Numa visão apocalíptica essa realidade nos faz crer que Deus , face o seu possivel arrependimento pela criação da civilização humana em flagrante contrariedade segundo seus objetivos, fique autorizado a nos extinguir da face da Terra.
    Esperemos que, não seja necessário nenhuma decisão mais extremada e sim, uma simples sintonia fina na conduta humana.
    Boa semana para você também, aí na "terrinha"!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. ALICE ALQUIMIA,
    obrigado!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  13. Paulo!
    Concordo em parte com suas palavras e/ou pensamentos...
    O que não concordo é com a generalização, porque acredito sim que as pessoas que buscam um crescimento tanto pessoal como espiritual,e que as pessoas que já fazem sua parte na mudança da melhora para o mundo, certeza que não permanecerão na mesma, tentarão mudar suas premissas de vida e tentarão ser ainda melhores.
    Quanto aos outros e já generalizando como você), acredito que esses vão é piorar, porque encontrarão outras e outras formas de lesarem os povos, a terra, os bens vitalícios (?) como a água e a vida...
    Bomtexto.
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  14. RUDYNALVA,

    bela análise a sua e sem dúvida mais ponderada que a minha.Porém os fatos tem sido tão violentos e agressivos com esta corrupção endêmica de ontem e de hoje que, provocam imensa injustiça e desigualdade social entre nós, por vezes despertam o agudo sentimento de ceticismo que nos levam a generalizações que, concordo com você, podem não ser o mais correto dos enfoques .
    Um abração carioca,

    PS.Obrigado por ter se tornado minha seguidora!

    ResponderExcluir
  15. Triste, mas é a mais pura verdade. Mas acredito que muitos estão se tornando melhores, pois o caos precede a mudança. Para aqueles que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir. Xero pra ti

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Paulo, parabéns por sua coragem, acredito que a VERDADE, comece a fazer diferença após a PANDEMIA.
    Embora haja muita resistência, a limpeza e assepsia pessoal, tornar-se-á global, haverá desinfecção geral, banindo corruptos e corruptores da nossa sociedade, para que tenha sua vez no xadrez!
    Gratidão, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir