TUDO TORTO, EMARANHADO E ESCULHAMBADO.



 Para que serve a   luz  se ela nunca penetra na escuridão do nosso pâncreas  com metástase e fadado  a nos levar ao óbito iminente  ou aquela borboletinha que nos encantava nos primeiros anos dos bancos escolares e nossa professora chamava nossa atenção e elogiava as suas cores e leveza voando graciosa e singela sobre nessas cabeças e  que agora  perdeu as asas, secou toda e encontra-se espetada numa lasca de bambu e desmilinguido  abandonado do  museu da escola no qual ninguém entra .Nem mesmos os morcegos famintos da noite. O que ganhamos nós depois de tantos anos sentados nos bancos universitários lutando, criticando e nos querendo nos fazer ouvir para provar que poderíamos mudar o mundo e  assim agradecer aos céus azuis de todos os dias,  também as chuvas que molham os campos e aos pássaros que nos acordam no parapeito das nossas janelas, Queríamos agradecer aquilo tudo na certeza que iriamos crescer acumular sabedoria. Hoje, quantos de nós preferiria ter nascido morto .Afinal crescemos para destruir o semelhante, enfiarmos as mãos nos cofres públicos e nos transformarmos em milicianos ladrões e vagabundos ou quem sabe oportunistas empresários canalhas que se juntam a patifaria reinante para encher os bolsos de dinheiro e os mares com seus iates roubados do erário publico. E encheram-se e empanturraram do nosso dinheiro enquanto as favelas de papelão desabam, nos temporais  as palafitas inundam e aqueles rudimentares casebres de pau a pique se dissolvem com a primeira ventania enquanto os cortiços vivem amontoados de cracudos e maconheiros empanturrados como vodus sem rostos, sem vida e nenhuma identidade social. De que serviu você estudar obstinadamente pra ser um medico, tornar-se um advogado renomado e de valeu estudar diuturnamente para se tornar um cientista, exímio fabricante de vacinas se um governo débil mental não acredita nelas e vc fica olhando por trás com cara de babaca pensando porque não me tornei mais um ladrão neste paraíso de ladravazes que roubam até bojões e oxigênio sabendo que seu igual, outro ser humano, vai morrer sufocado.

MORAL DA HISTÓRIA: Quando o seu filho perguntar aquilo que você gostaria que ele fosse quando adulto responda: Não cresça!





10 comentários:

  1. Não conhecia esse. Saiu um pouco do humor para falar sério, embora não queira dizer que o humor não é sério, é sim, principalmente quando se faz uma crítica social. E falando em social , esse é o retrato do país. Não só de agora, mas tem piorado bastante. Sobre a expressão “mudar o mundo”, quem de nós não sonhou nos colégios, na faculdade. Quando se é jovem a gente pensa que pode mudar o mundo, tem ideais e sonhos, mas depois o sistema nos engole, o sistema sujo sempre vence. A gente se pergunta memso: Será que valeu a pena, ser honesto, sonhar, trabalhar tanto, e depois ver o mal político se dando bem? Retrato social do país, o luxo e o lixo andando na mesma esquina. Quando a gente vê que músicas de protesto dos anos 70, 80, ainda se aplicam nos dias de hoje, a gente entende que não evoluímos nada. Desculpe o textão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (CARLOS-MENINO BEIJA FLOR),

      meu antigo e fiel amigo virtual, confesso que nessas muitas décadas qe já vivi, nunca passei por vivencias politicas semelhantes a que estas presenciando.
      Dizer que este governos não é bom é uma mentira, pois ele simplesmente não existe.
      O que mais me constrange é saber que ele trouxe muitos generais para esse governo, militares das nossas forças armadas que em qualquer que se faça elas ocupam papel de primeiríssima preferencia na simpatia do povo brasileiro.
      São esses militares que esse desgoverno está maculando o orgulho que sempre tivemos por eles.
      Quando olho para os meus netos torço para que tudo isso não seja um pesadelo ou um filme de terror!

      Excluir
  2. O mundo está muito inquietante, principalmente para aqueles que têm maiores dificuldades. Não é fácil ver que tanta coisa se vai desmoronando à nossa volta. Este seu texto é uma reflexão sobre o que estamos passando com esta tragédia que nos cerca e com o desgoverno de alguns.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA PIRES,

      o teto da nação brasileira está caindo sobre as nossas cabeças.
      Literalmente!
      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Um desabafo muito sentido, com muita amargura e que , infelizmente, tem toda a razão de ser...

    Fiquei surpreendida quando no início deste pesadelo ,muitas pessoas acreditaram que a Humanidade sairia dele melhor do que antes. SE assim fosse, a Segunda Guerra Mundial não teria acontecido, porque a pneumónica matou milhões...

    A minha solidariedade num estreito abraço, com votos de serena Páscoa e muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÃO,

      nunca estivemos tão abandonados e constrangidos nesse país!
      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Pois é, Paulo, hoje cheguei à conclusão que o sentido de si mesmo é ser útil ao próximo, o que pode ser uma boa ideia nesses tempos de pandemia, pois hoje intervi ao ouvir a tosse seca e rápida num cidadão que estava comprando feijão: Na quarta vez em que ele tossiu em seco por algumas vezes depois de um curto intervalo de tempo sem tosse, eu disse que a tosse seca era aquela e, que ele cuidasse da saúde. Assim, o dia fez todo o sentido. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ARTES E ESCRITAS,

      alguns milhões de seres humanos iguais a você, fariam toda a diferença e ajudaria a colocar a balança do bem na sua devida posição.
      Um abração carioca,

      Excluir
  5. Bom dia Paulo, já muito disso em outras estâncias meu amigo.

    ResponderExcluir