SOBRE OS AMANHECERES EM QUATORZE CAPITULOS.


                                                                                   



Quando pudermos conversar, uma conversa franca tipo olho no olho com os nossos amanheceres veremos que, apesar do maior excitamento e gratificação interior que todos eles nos trazem,poderíamos também provoca-los e, com maior cuidado para que eles não se zangue e façam então, do iluminado dia um momento de trevas, mas caberia a pergunta se eles ao viajarem pelo mundo em todos alvoreceres se sentem sempre felizes -como nos fazem - ao ver lá embaixo as paisagens. Eles que cobrem sempre metade da Terra,qual  opinião deles sobre varrer de luz lindos mares e florestas e ter que democraticamente, pairar também sobre todas as ricas nações e aquelas mais miseráveis.Certamente,iriamos constatar que os amanheceres também sofrem.Sofrem quando iluminam alguns cantos e recantos deste planeta onde crianças subnutridas vitimadas por pluri carenciais fome endêmicas que as transformaram em imensas barrigas e crânios desproporcionais ao resto dos seus corpos.Crianças transformadas e condenadas a verem menos amanheceres do que outras, retrato explicito desumano das perversas injustiças e desigualdades sociais que nós mesmos imputamos aos nossos irmãos. Veremos que os amanheceres falarão com revolta em relação a continentes inteiros sobre os quais anunciam o amanhecer, mas que uma horda de habitantes espoliados ,roubados e saqueados em suas reservas de ouro,diamantes e outras pedras de valor deixaram para trás.Eles estariam falando,entre outros, do continente africano que, enquanto os responsáveis pelo massacre desumano a eles perpetrados, cuidam de casamentos entre o príncipe paspalhão e uma plebeia no melhor estilo hipócrita e cínico de falta de compaixão pelos seus semelhantes dos quais se apropriaram das riquezas. Que deplorável aquela entourage descolada de uma realidade e seus chapéus ridículos desfilando e se exibindo. Comemorando o quê?E crianças pluri carencial nutritivas, seus pais , suas famílias e a nação que os acolhe jamais saberão em toda a plenitude como pode seres humanos serem tão selvagens uns com ou outros.O amanhecer com certeza, diria entre fortes emoções que não acha justo aquelas carruagens trafegando pelas ruas de Londres cobertas de riquezas e falta de vergonha na cara!E tantas são as desigualdades que os amanheceres,também e por dever de oficio que lhes incumbe a natureza irão ter que admitir, agora envoltos em tristezas verão cair do céu uma chuva fina,pequenas gotas de lagrimas como se admitissem que eles sempre fazem tudo para que o mundo seja melhor e mais belo, mas que o ser humano ainda tem muito o que aprender. Se apenderá não sabemos, mas se dentro de cada um ficar pelo menos uma vaga lembrança das atrocidades que fazemos uns com os outros,já teremos dado um passo à frente.Mas será que tudo não será esquecido na próxima oportunidade de saquear à felicidade alheia que alguns poucos sempre vivem a repetir.Será? Pelo menos uma vaga lembrança?

2 comentários:

  1. infelizmente compartilho dos seus receios. O ser humano tem um défice de humanidade que me aflige. Melhores dias virão, espero. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. MIGUEL,

    sabe a aposta que você faz questão de perder ou aquele comentário que desejamos ser contraditados por estarmos enganados?
    Espero que, tudo isso aconteça comigo!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir