SOBRE OS AMANHECERES EM QUATORZE CAPÍTULOS


 Amanheceres aqui em dose dupla.Afinal se um é bom, dois seriam poucos? Muito melhor do que três pois, aí sim, diz o dito popular  que seriam demais!  Se não aproveitamos o primeiro amanhecer jogado sobre nós com intensidade de luz e oportunidades , não deixemos que nenhum outro escoe pelo ralo das nossas inabilidades de tratarmos com a mais linda manifestação da natureza aquela que, nos assegura sempre que a vemos o fato de estarmos vivos! E viver o que há de melhor? Nenhum dinheiro, nenhuma quinquilharia ou bugiganga que acumulemos consegue ser melhor e muito menos chegar aos pés da felicidade de acordarmos para mais um dia .Será que a doença e outras tropeços existenciais, vez por outra ameaçadora, seriam alertas para que estejamos sempre de olhos literalmente abertos, para nossos verdadeiros amanheceres amigos? Afinal, o que é um amigo? Prestemos atenção: Amigos não precisam pensar do mesmo jeito, terem os mesmo dna's intelectual, compartilharem filosofias de vida sempre as mesmas ou olharem para uma situação especifica e os dois admitirem de pés juntos  que estão vendo uma só coisa.Prova maior foi o sonho que uma criança teve na cidade dos quadrados onde nasceu que imperava a crença que essa era a unica figura geométrica admitida e que ao sonhar viu círculos, triângulos, retas, trapézios e infinitas outras configurações diferenciadas dos quadrados que sempre conheceu e que era obrigado a admitir que fora daquilo, nada mais era verdade.Afinal a verdade de cada um, a verdade  exposta em fraturas existenciais provam exatamente o contrário,provam que de que lado estejamos, quanto mais comprometidos com uma certeza estivermos , independente da realidade, sempre nos consideraremos os verdadeiros conhecedores, ficando o resto como uma simples obra de ficção,sonhos imprestáveis, sonhos irrealizáveis, sonhos que devam ser reprimidos para o Quinto dos infernos da Divina comédia de Dante Alighieri. Sonhar é também deixar ter sonhos , mas cada um de nós deve ter o direito de poder acordar na hora em que eles estiverem para nós se tornando indesejáveis pesadelo.
                                                                             

4 comentários:

  1. Amanhecerem gostosos sempre sugerem boas noites de sono, de sonhos ou de realidades. A cada amanhecer uma nova oportunidade se assim nos dispusermos. Mas quem dera pudéssemos realmente acordar na hora em que sonhos se tornam indesejáveis pesadelos.

    Bons amanheceres!

    Audrey

    ResponderExcluir

  2. AUDREY ANDRADE,

    seria o ideal termos essa capacidade seletiva sobre nossos sonhos. Infelizmente, por eles serem a expressão do nosso inconsciente -descoberta maior de Sigmund Freud, o criador da psicanalise- não temos instrumentais psíquicos interiores para interferirmos e assim , nascem os pesadelos.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. E não podemos perder a capacidade de sonhar mesmo que o amanhecer nos diga que o vírus continua por cá como um pesadelo…
    Uma boa semana, com muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

  4. GRAÇA PIRES,
    a realidade é o dia-a-dia e os sonhos aqueles que atravessam a temporalidade das nossas vidas e devem ser buscados e concretizados por toda a eternidade.
    Saúde pra você também Graça e que nossos irmãos portugueses descubram nestes mares bravios de hoje, novas terras sem pestes,nem sofrimentos.
    Um abração carioca,

    ResponderExcluir