A SEGUNDA QUEDA DA BASTILHA.



Em Paris, no dia 14 de julho de 1789, o povo invade e decreta a queda da Bastilha que era uma fortaleza na qual o regime monárquico e absolutista , amontoava em seu interior entre condenados comuns por deliquências sociais variadas, também muitos outros cidadãos franceses de classes desfavorecidas e inconformados militantes do povo, contra aquela degradação econômica da nação e na qual faltava o pão.

É , pão!

Enquanto a família real e seus agregados políticos se empanturravam em banquetes , festins e bacanais intermináveis, o povo morria à míngua e a nação francesa era uma balburdia ética, moral , econômica e política, incompreensíveis.

Foi a tomada da Bastilha o fato pioneiro que viria desaguar na revolução francesa e seus ideais libertários de liberdade, igualdade e fraternidade,princípios pétreos que consolidaram em todo o mundo a Declaração dos direitos humanos e do cidadão.

Estes ideais nunca foram plenamente atingidos a nível mundial porém ,sinalizam sempre um objetivo nobre e que, todas as nações curvam-se por aceitá-los, umas mais do que outras,dependendo da sensibilidade humanística e ideológica de seus governantes.

Hoje, em pleno século XXI, veio novamente da França que, integrada a uma Europa em sôfregas condições econômicas e mergulhada numa mixórdia de contestações sociais intermináveis, a segunda queda da Bastilha com a eleição do socialista François Hollande.

Isto porque, este socialista recusou-se durante toda a sua campanha eleitoral a colocar novamente, nos ombros do povo, as excessivas medidas restritivas de vida, e que mutilariam e sem piedade, qualquer perspectivas de um futuro melhor, em prol da preservação dos privilégios dos detentores do grande capital econômico mundial que, atordoados querem mais uma vez que a conta seja paga, por quem dela nunca se locupletou.

A França como caixa de ressonância política mundial, parece estar acenando a todos como uma nova forma de sair desta crise, encontrando nos ideários socialista uma saída honrosa que coloca o bem estar da coletividade, sempre e muito acima do que, qualquer privilégio individual.
Em última análise, aquele pão que faltou em 1879 , voltou a escassear em 2012, e será que uma era de novos ideais libertários será agora inaugurada por François Hollande, como aconteceu no passado?

6 comentários:

  1. É pagar pra ver né Paulo e foi isso que fizeram. O que falta mesmo é ideais políticos e sociais e se encontrarem nesse novo governo uma política ideológica, vai ser maravilhoso e ainda vamos poder acreditar que o mundo ainda tem jeito.
    Beijokas doces!
    PS: Ainda nao encontrei homem que goste de tapinhas na bunda kkkkkkkkkkkkkkkkk Sempre acham que essa história de palmadinhas no bumbum é coisa meio gay... E acredita que hoje minha mãe tem tempo pra me pegar no colo?? Antes tarde do que nunca não é?
    beijokas doces, dessa flor do cerrado

    ResponderExcluir
  2. oi Marly,

    é lógico que o mundo tem jeito e somos nós todos que daremos jeito no mundo!

    Um abração carioca.

    PS. Mãe encontra tempo prá tudo e que bom que seja assim não é ,Marly?

    ResponderExcluir
  3. Paulo, querido amigo, plagiando seu bordão, agora digo: quer que eu minta?
    Tenho pesadelos só em pensar até onde o homem pode chegar sem essa trilogia de ideais. Rendo-me ao pessimismo quando saio de casa, quando ligo a tv, quando leio os jornais, de qualquer forma, eu vou fazendo minha parte e tentando.
    Bj grande
    P.S. Obrigada, pelo último comentário. Gosto de imaginar meus poemas e minhas prosas poéticas como pássaros, livres e voando por aí, nas mãos de quem aprecia a liberdade do ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRA BUSCACIO,

      Suas preocupações são a de todos nós.

      Afinal,sem aquela trilogia de liberdade , igualdade e fraternidade a humanidade irá certamente escoar, pelo ralo das ditaduras ,os indesejáveis caminhos das profundas injustiças sociais e a predisposição para as guerras fratrecidas.

      Quanto ao seu "PS",realmente suas prosas poéticas são lições de puros vôos libertários.

      Abração carioca.

      Excluir
  4. Olá Paulo,eu sou uma otimista,vejo sempre o lado bom das coisas.Meu copo está sempre meio cheio,mesmo que seja de água da bica,hehe..
    Eu nasci em 14 de julho,dia da queda da bastilha e do aniversário do teatro Municipal.Adoro revoluções,não consigo me ver parada no mesmo ponto por muito tempo.
    Adoro política,(e já pensei até em me candidatar a algum cargo,para lutar pelos direitos da mulher) e sonho com o dia em que haverá ,mais igualdade e justiça para todos.
    Sei que é uma utopia,mas sonhar não custa nada.
    O mundo é movido pelos sonhos,sem eles,nada do que existe poderia ter sido feito.
    Meus parabéns por mais este inteligente texto.Te admiro muito.
    Beijos beijos.

    ResponderExcluir
  5. Então CLAUDIA,

    que dia lindo que você nasceu!

    É uma bom começo para a sua futura e brilhante carreira política.

    Conte comigo!

    Afinal, Claudia, uma vida sem utopias é mais ácida do que comer cajá verde.

    Abração carioca.

    ResponderExcluir