O PERDÃO,OLHO NO OLHO!


                                                       

Quando devemos pedir que outrem nos releve este ou aquele momento de menor lucidez,em geral, emoldurado de um descontentamento perverso e imerecido,uma fúria de búfalo no cio sem eira nem beira que, nos leva a atitudes impensadas e que fere que não merece?

Quando?

É comum, quando chega o momento,nos desculparmos, pagando com presentes,coisas materiais,flores, bombons,ida a um cinema , teatro ou passeios,um jantar no restaurante preferido no intuito de,  amenizarmos atitudes insanas que, por vezes tomamos e as queremos recompensar e , logo admitimos em seguida , como um erro das nossas condutas.

Tudo bem que, esses regalos materiais, sejam muito bem vindos e tentem provar a terceiros que nossa atitude foi precipitada e funcionam como uma espécie de escambo.

Aquelas trocas, as quais fazemos quando cometemos algo errado, mas, em compensação, estamos corrigindo com espelhos, água de cheiro, brincos ,colares e outras bugigangas, tal qual, os nossos colonizadores faziam para cativar nossos índios.

Na realidade o que queremos é o perdão.

Queremos, também, sermos vistos como seres humanos,falíveis, irascíveis,por vezes injustos, na maioria das vezes egoísta e quase sempre, impulsivos e deixando que, a razão leve uma rasteira das nossas emoções incontroláveis de momento.

De flores a um caríssimo carro Ferrari Testarossa e que seja vermelha ou uma viagem encantada a Dubai, ou qualquer outra contrapartida de afeto, o que queremos, mesmo e certamente, é o perdão.

Ser perdoado lava nossas manchas pretas de arrependimento da alma, o escárnio provocado em nosso interior que sangra agora em estado de culpa e inconformado, querendo retribuir com o céu e a terra, para soterrar os mal entendidos.

Ok, tudo isso pode funcionar como um meio de estabelecermos o inicio do diálogo para a retratação.

Porém, a dignidade do relacionamento só se efetivará e de forma definitiva, com o olho no olho, o quanto mais próximo possível, com os rostos sentindo o calor das respirações e bocas quase coladas uma na outra.

Então, espera-se a atitude daquele que antes vociferou, bradou e gritou um punhado de ingratidões, balbucie com lábios trêmulos saído de uma fornalha de arrependimentos e sentimentos os mais profundos e autênticos,  aquela mágica palavra que em geral remove qualquer montanha de constrangimento: Perdão!

Dessa forma,você perdoaria?

14 comentários:

  1. E é uma peninha que muitas pessoas preferem se acovardar para não ter que encarar o olho no olho, ouvir a verdade e ser humildes o suficientes e reconher que erraram. Quando assumimos que erramos e no coração intimamente pedimos perdão ao Criador, esse passa a ser um aprendizado, digamos que automaticamente nossa consciencia acusa se caso voltarmos a tal erro.
    Excelente seu texto, claro, como sempre.
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. NICINHA,

    a verdade e a humildade deveriam ser o ar que todos nós deveríamos respirar pra sobrevivermos.

    Às vezes , nos asfixiamos.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. \"... Aprendi, outro dia que perdoar
    é a junção de \" per \" com \"doar\".

    [contém 1 beijo]

    ResponderExcluir
  4. MARGOH,

    doar sim, àquele que tem razão, àquele ao qual gratuitamente, derramamos e instilamos nosso veneno, um fel impiedoso, sem noção ,nem razão!

    É isso aí!

    Um abração carioca, Margoh.

    ResponderExcluir
  5. Devemos ter cuidado com nossa língua que tanto abençoa como amaldiçoa. Tem coisas que são ditas no calor da discursão que marcam para sempre, que podem ser até perdoadas mas que põe uma pá de cal sobre o relacionamento ... e é o fim. Bjus querido.

    ResponderExcluir
  6. É verdade,

    olha Nádia, e como isso acontece!

    Então, aí sim, perdoar seria negociar a própria dignidade.

    Pode-se entender,mas...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando vc perdoa a primeira vez e ai vem a segunda, com a língua ainda mais afiada? Não dá, o amor próprio e o respeito consigo mesmo tem que prevalecer. Tem gente que se acha no direito de falar qualquer coisa... e depois vem pedir perdão. Assim é muito bom... Bjus querido.

      Excluir
    2. Certíssima, Nádia!

      Um abração carioca.

      Excluir
  7. Oi, Paulo

    Seu texto é forte e questionador!

    Certamente o perdão vem através do olho no olho das palavras bem ditas e bem claras que os corações estarão abertos ao perdão e aí verdadeiramente felizes...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Então FATIMA,

    eu acredito, verdadeiramente nisto, também!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. Paulo,

    Tudo bem? Um texto encantador! Sempre ouvi falar que perdão era decisão e não sentimento. Todavia, pergunto como a razão decidir, se não há levez na alma e se há dor no corpo. Nesse momento, somos emoção e a razão não consegue alugar um quarto, nem pagando como hotel 05 estrelas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. LUCIANA,

    absolutamente de acordo!

    Seu posicionamento contribui para a compreensão de que o ser humano, na sua maior grandeza e essencialidade é, um desafio constante para esta continuada busca do equilíbrio entre razão e emoção.

    No amor, a razão realmente , nem pagando caríssimo por um quarto neste hotel de 5 estrelas das nossas mais intimas e profundas emoções afetivas, consegue ser atendida na porta principal e muito menos na entrada de serviço.

    Finalmente, e ficamos combinados que, durante 2013 anos depois, a humanidade tem a aprendido com os ensinamentos de Jesus Cristo, o valor do perdão!

    Parabéns pelo comentário.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Ah! O perdão! Não tem endereço certo mesmo. E também não tem preço, se não for espontâneo...Não acontece! As surpresas de um pedido de perdão são cheias de descaminhos e atribuímos a isso, as incertezas do coração e até a culpa por algo dito ou feito. Enfim, quando pedimos perdão queremos ser perdoados de graça...(risos). Um abraço poético!

    ResponderExcluir
  12. Então ANGEL,

    eu tenho certeza de que mais um vez , e aqui, você foi uma excelente poetisa.

    Apesar de ter parecido o contrário!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir