DA HIPOCRISIA HUMANA.

                                

Não se assustem, jamais pretenderia esgotar aqui o assunto, ele é tão vasto que daria varias coleções de enciclopédias.
Porém não custa nada lembrar como é sórdido fingir, dissimular, escamotear e fazer crer ao outro que, somos portadores de uma virtude e isso não corresponder à verdade.
Então,quando vemos o impostor cair na vala rasa da mediocridade humana ao ser pilhado em delito flagrante, da sua falsa devoção e desmascarado nos seus inexistentes sentimentos, dá pena, muita pena ver como se encolhe, rasteja e fica tão parecido com um animal peçonhento, corpo todo colado ao chão, enlameado com sua própria sujeira.
A falsidade é uma praga em alta numa sociedade que parece estar organizada para transformar e deformar caráter, muito mais do que o enaltecer.
Vale tudo realmente, para sermos vistos como aquilo que não somos?
Vale o preço da desonra quando somos descobertos e desnudados em nossos sentimentos hipócritas e mentirosos?
Vale a mentira e a simulação de quem e como diriam nossos avós, comem sardinha e arrotam bacalhau?
Temos que lutar uma luta sadia para procurarmos diminuir a distância entre o que se diz e o que, se faz e tentarmos sempre, chegarmos ao ideal de que a nossa fala seja exatamente, a prática das nossas atitudes do dia-a-dia.
É possível sim, identificarmos se alguém mudou realmente ou apenas se revelou em sua mais pura e essencial personalidade que nunca deixou de ser, a maneira de fazermos isto e convivermos.
Santo remédio a convivência que desmascara a hipocrisia, numa determinada hora e local indeterminado, mas que acaba sempre acontecendo.
O hipócrita vive sempre duvidando que em meio a uma tempestade possa um raio cair exatamente sobre a sua cabeça. Isto pode ser muito difícil, mas descobrimos que aquilo que ele fala e o que não faz, com certeza é um risco certo que todo mau caráter corre.
Ficaram também muito mais pegajosas, escorregadias, incertas, dissimuladas e imprevisíveis a maioria das novas e recentes histórias de amor, pois, infelizmente, mas não se faz mais Romeus e Julietas como antigamente e algumas famílias não tratam mais de defenderem a honra de coisíssima nenhuma!
O primeiro dever na vida de muitas pessoas tem sido a de ser o mais artificial possível. O segundo?  Também.
Porém os riscos de uma conduta hipócrita são evidentes.
Afinal se é verdade que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos, como dizia Exupéry, não menos verdade será alertarmos que muitos não merecerão nenhuma clemência ao terem enganado àqueles bons propósitos.
Dá muito mais trabalho não ser o que realmente somos, do que nos colocarmos, peito aberto em qualquer situação, sem máscaras, engodos, disfarces e preocupados exclusivamente, em sermos verdadeiros e acima de tudo, com nós mesmos.

Não dói nada.

19 comentários:

  1. Paulo, nos dias atuais, parece que ser sincero e verdadeiro afasta as pessoas de você, parece que as pessoas preferem a mentira, o engodo, ao invés da sinceridade. Resta-nos não nos deixar enlamear. Parabéns, maravilhoso texto. Um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem falado Nadia... As pessoas preferem a hipocresia, pq qdo tentamos sermos sinceros e o que vc falou se afastam da gte....

      Excluir
  2. Pois é Nádia,

    a complexidade das relações humanas é sempre um grande tabuleiro de xadrez, no qual, o xeque-mate vem sendo a falta de compromissos com a autenticidade de sentimentos externados e dificilmente autênticos ou verdadeiros.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. A autenticidade é marca de água de um verdadeiro ser humano inteiro.

    O seu testo me fez lembrar imensamente a situação política aqui em Portugal no momento.

    Bons sonhos

    ResponderExcluir
  4. OLÁ SÃO,

    lamento por vocês portugueses.

    Mas, afinal a situação de vocês não é muito diferente da Europa em geral, apesar de que isto não justifica coisa nenhuma.

    É lastimável e lembre que tudo começou com o desabar da economia norte-americana lá atrás.

    Agora, até os chineses estão indo para o precipício, também.

    Está feia a coisa!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Paulo,
    Parece-me que essa arte de exigir do outro e de si mesmo o que não é, está em voga nos tempos atuais. Viver de aparências[isso se vê muito nas redes sociais]tem sido a vida real de muitos, e quando vc escreveu sobre a convivência que desmarcara, eu fique pensando: Por isso os relacionamentos duram tão pouco... Uma mulher que não é tão carinhosa, um homem que não é nada fiel, uma amiga que não é tão amiga... Está em degradação nossos sentimentos, nossas emoções, nossa índole e tudo em nome de uma vida que nao se tem e de um sentimento que não existe... E as pessoas ainda se ofendem quando ouvem a verdade. Isso pq estão acostumadas a viver a mentira e com a mentira.
    Viver na hipocrisia dói, pois a pessoa vive a vida de outra pessoa que nao existe, logo ela deixa de existir.
    Bjkas doces Paulo, e que bom que vivemos a nossa vida, do nosso jeito e com alegria[apesar das tristezas rsrs]


    ResponderExcluir
  6. MARLY BASTOS,

    é exatamente,isso!

    Estamos meio falidos nestas questões de aparências e sabe, às vezes ao acabar de escrever um texto e ao reler, fico me questionando-me, se não teria sido muito exigente.

    E ao ver comentários lúcidos,realistas e consubstanciados na pratica, pois seu blog trata do ser humano em si, eu por aqui, me contento e vejo que acertei.

    É muito pouco prazeroso constatarmos que a convivênvia apenas de meses,um ano e quando muito, servem para desmascarar hipocrisias urdidas desde o inicio de um relacionamento, por exemplo.

    Sabe MARLY, a convivência é mortal para sepultar qualquer impostura de comportamento mentiroso e falso, só de mentirosas aparências.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paulo, saudades de ler seus textos...a hipocrisia é triste e irritante. O que mais me chamou a atenção em seu texto foi quando surge o questionamento: a pessoa está diferente em determinada fase ou está finalmente se mostrando de verdade? Muitas vezes me pego pensando nisso...e dá medo saber que aquilo que se mostra pode fazer parte de uma natureza estudada e escolhida a dedo para manipular.
    Concordo que nada é mais libertador do que mostrar e viver nossas verdades, ainda que não agradem a todos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá,BIA

    este é o grande nó na descoberta da hipocrisia e só possível com a convivência.

    É o preço a pagar!

    E a convivência pode ter que ser longa, pois a dissimulações e mentiras engendradas, podem perdurar por algum tempo, mas fatalmente, os hipócritas são desmoralizados.

    E imediatamente, ao percebermos, o nosso movimento sem dúvida, será deletá-lo do nosso relacionamento e jamais tentar entender as sua razões.

    Isto porque a hipocrisia , é na verdade um conjunto de comportamentos,ilógicos e doentios que, precisam de tratamento psíquico profissional.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo!

    Esse assunto ao que parece está longe de ser esgotado, prova disso é que sempre que tratamos dele as palavras saem naturalmente. Realmente não me preocupo com o hipócrita, ele espatifa-se naturalmente sem que se precise qualquer movimento nosso. Mas sabe o que mais me deixa estupefata? Ver que tem muitos por aí que insistem em falar de coisas que literalmente não vivem, talvez porque muitos desconheçam suas verdadeiras faces, isso lhes dá uma espécie de segurança, mas fato é que tudo, tudo, mais cedo ou mais tarde vem à tona. Para esses o que é pior ainda é que levam vidas dúbias dentro de suas próprias casas, mascaram as próprias máscaras entende? Olha, não sei não mas para mim viver sob o jugo da mentira é a pior das hipocrisias. Uma coisa tenho aprendido a duras penas, que gente de verdade não passa, principalmente quando se fala de amizades. O bom disso tudo é que a vida vai nos mostrando quem vale e quem nunca vai valer a pena. A vida sozinha faz esse filtro pra gente. Adorei mais uma vez a oportunidade de colocar em um comentário de seu ótimo texto, um pouquinho do muito que gostaria de dizer... Quem sabe um dia dá pra abrir o verbo de vez não é mesmo? Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é CRIS,

      abrir o verbo,indignar-se com as dissimulações,chutar o balde das mediocridades,abrir o dreno dos reservatórios das águas turvas e contaminadas do nosso entorno e olhar aí sim,para frente e saber que, denunciamos,nos afastamos, não fomos coniventes,não criamos desculpas e muito menos razões subalternas para nos omitirmos.

      É esse grito de libertação CRIS, que irá ecoar por todos os lados.

      Continuar desejando que, por todas as casas e
      todos os cantos, reverbere um uníssono processo de nos juntarmos ,e nos juntarmos às vontades de muitos outros que, como você e eu , acreditamos que a mentira , o engodo,a desfaçatez de caráter fere de morte as dignidades próprias e alheias.

      E que muito mais,semeiam por aqui ,por ali e por todos os espaços uma indesejável onda de verdadeiros tsunamis condenáveis da hipocrisia humana.

      Quem sabe um dia...

      Um abração carioca,CRIS.

      Excluir
    2. Paulo,

      Desculpe se te deixei tonto... rs Foi apenas um desabafo desencadeado pelo que lembrei quando li teu texto. Na verdade já havia publicado aquele texto, mas acabei por fazê-lo de novo uma vez que tenho lido por aí muita coisa que tem me deixado indignada. Mas tudo bem! Afinal é pra isso que tenho blog, para rasgar o verbo quando um grito fica entalado na garganta. Gente boa como você não merece ler aquela baboseira. Desconsidera tá bom? Gr. Bj.!

      Excluir
  10. Paulo, gosta das pessoas autênticas, mas pena que a sociedade impõe máscaras, máscaras daquilo que não somos, não temos, não acreditamos. É seguindo a manada que somos taxados de "normal".
    Prefiro viver com minhas transparências e ser para as pessoas ao meu redor quem sou realmente.
    Bjo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARA,

      e com relação a esta manada citada por você,lembrei-me de uma música, DISPARADA, daqueles saudosos festivais de música brasileira e cuja letra do Geraldo Vandré que, um dia arremessou um violão na cara hipócrita da sociedade, num trecho diz assim:

      "...Porque gado a gente marca
      Tange, ferra, engorda e mata
      Mas com gente é diferente...

      Com gente é muito diferente,concorda MARA?E nós estamos fora desta manada.

      Mara, caso deseje escutar este grito de revolta na sua totalidade, deixo aqui o link do you tube.

      http://www.youtube.com/watch?v=neiPFc2RW7I

      Um abração carioca

      Excluir
    2. Amigo! Que maravilhoso texto! E respondo poeticamente em poucas palavras: CONVIVE-SE apenas convive-se com pessoas assim. E simplesmente se for bem próxima, ser indiferente. Mas o que nos deixa sem respostas são as hipocrisias dos políticos brasileiros e para estas só a fé em Deus...(risos). Um abraço de parabéns por sua maneira livre de escrever bem!

      Bom dia!

      Excluir
    3. ANGEL,

      só sempre amiga e generosa,obrigado!

      Pois é, a convivência é o grande antídoto para desmascarar-se o hipócrita.

      Infelizmente , diferente da vacina que previne as doenças , a convivência só detecta esta anormalidade do comportamento humamo, durante o processo já instalado.

      Porém, e muito sabiamente, como diz o velho ditado popular" "Antes tarde do que nunca".

      Um abração carioca.

      Excluir
  11. Olá Paulo

    Acabei de ler alguns textos seus, todos excelentes!

    Nesse terreno da hipocrisia e da falsa imagem a internet ganha disparado, basta darmos uma passeada pelo Facebook para vermos as vidas perfeitas que existem por lá.

    É preciso auto conhecimento e auto confiança para ser você mesmo, ser real sem ser cruel!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá VAN,

    é verdade!

    A impressão que passa é que o céu deslocou-se para aqui e entre anjos e arcanjos as pessoas vão flutuando como se fossem delicados e imaculados flocos branquíssimos de algodão.

    Mas eu acredito neste antídoto, ouviu VAN: A convivência!

    Ela confirma ou desmente, qualquer atitude dissimulada ou hipócrita.

    É cem por certo seguro.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  13. Paulo, ainda nao tinha lido esse post!
    Pois é, a pior coisa e a falcidade e a hipocrisia, a dissimulaçao... Tao bom quando somos verdadeiros doa quem doer. Pelo menos o travesseiro será bem confortavel a noite. O contrario de quem se esconde em mascaras. A consciencia nunca esta em paz ainda que se isole!

    Abraços

    ResponderExcluir