PODERIAM TER NOS AVISADO.



Poderiam ter nos avisado que o companheirismo, amizade, solidariedade,honestidade no atendimento aos compromissos ,empatia em absorver e solucionar problemas que, apesar de não serem nossos e para eles não termos contribuído, sempre as pessoas do bem estão dando uma mãozinha,amenizando as penúrias,facilitando um pouco mais a vida dos "terceiros" que passaram para o "último" lugar da fila.
Poderiam ter nos avisado que o amor tem que ser bilateral e também, como identificar este amor que às vezes parece ser, mas, apenas, funciona como um caixa bancário recebedor, transgride o combinado e parte para a condenável caftinização da relação, dissimulada em afetos apenas para amealhar umas poucas e miseráveis trinta moedas, aquelas mesmas que levaram Cristo ao calvário.
Poderiam ter nos avisado que existem sempre dois tipos de seres humanos, aqueles que lesam e os que são lesados, assim ficaria mais fácil perdermos o pudor para aqueles que foram expulsos pelo mesmo Cristo ao perceber a comercialização suja das intenções deles e disse:
-"Não faças da casa de meu Pai um mercado" (Mt 21:12,13)
Poderiam ter nos avisado que inteligência, cultura e eruditismo podem trabalhar de forma brilhante naqueles, cujo o caráter sofre de indiscutível anomalias e subversão de valores e sequer usam as escarradeiras públicas para vomitarem suas esverdeadas biles contaminadas pela infeção hepática de suas morais depravadas,no entanto, sempre muito bem justificados por cientificismo inventados de autores ébrios esquizofrênicos, torpes e sem noção.
Poderiam ter nos avisados que não são só os episódios imorais de uma criança  morta nos braços do pai imigrante saindo do mar que, só queria sobreviver com a família, pois, adultos fazem com outros adultos o mesmo escarnio e, dos terceiros andares de condomínios de luxo, ao verem as cenas do primeiro fato choram...lágrimas de culpa por saberem que o maldito dinheiro roubado que lhes proporcionam aquele "conforto" foi subtraído da boca de outras crianças, as quais mataram igualmente.
E a morte, não é só física!
Poderiam ter nos avisado que alguns filosofismos canalhas que só servem para dissimular a maldade humana intrínseca do tipo, "só amor , não é tudo"serve apenas de pano de fundo, é a porta de entrada para todas as outras devassidões e a todas estas justificam, com máximas populares, minimas tipo: "só a moral , não é tudo", "só a ética , não é tudo","só tudo, não é tudo".
Mas, no frigir dos ovos como diriam nossos avós e finalmente, perdedores,enlameados pelos iminentes e inevitáveis protestos bancários que irão penhorar suas mentiras de uma vida vivida torta,suas ingratidões de efeito pictóricos, a absoluta falta  de respeito pelas mãos amigas estendidas pela vida afora, sofregas, desesperadas, sós e famílias destroçadas correm ao templo da mãe de Deus, no qual nunca acreditaram.
E aqui a citação em bom português,sem pernosticismos, bem brasileiro verde-amarelo que, não foge da raia e de um negro cantor brasileiro, sem anglicismos ,sucesso em outras épocas da musica popular brasileira que numa das suas canções diz:
"Acender as velas, já é profissão" *

* Acender a velas do cantor e compositor Zé Keti.   



12 comentários:

  1. Postergamos tudo na vida! E, hoje exemplificamos com nossa insensibilidade diante de tantos e tantos fatos abomináveis no mundo. Não precisamos olhar no horizonte de um mar... Ao nosso lado, muito é deflagrado diariamente e, nem assim nos sensibilizamos... Isso não é comigo! Até que um dia, bate em nossa porta... Desestabilizamo-nos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Célia Rangel,

    sem querer ser pessimista,vivemos num mundo em desconstrução de todos os antigos valores e as novas gerações devem estar fazendo força para habituarem-se as elas, mas nós que já passamos dos quarenta, o choque cultural tem sido mais intenso.
    E isto do nosso lado!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. A sensação é a de que a insensibilidade tem ganho cada vez mais espaço e status de natural. Nos surpreendemos com os gestos casuais de empatia e solidariedade. É estranha essa nova face do mundo urgente. Talvez não caibamos nela.
    Abraços, rapaz.

    ResponderExcluir
  4. MILENE,

    é uma verdadeira pré-estréia de um filme de terror nos relacionamentos humanos e o pior , para todas as anomalias e etc e tal, temos agora o "politicamente correto" e que ninguém ouse desrespeitar.

    Manda quem está errado!

    Ou seja, é proibido ser contra qualquer coisa que as minorias tentam nos empurrar goela abaixo.

    A reação da sociedade virá em muito pouco tempo, pois, os exageros tem ultrapassado os limites mínimos da moral e reais valores e particularmente antevejo, sérios embates.

    Tomara que me engane!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, o que se vê é que estamos cada vez mais insensíveis ao amor ao próximo, tão propagado por Cristo.
    Ainda não percebemos, que só podemos fazer, aquilo que gostaríamos de receber, que ao ignorar a dor e a necessidade alheia, fechamos os olhos para o que nos norteia.
    Sinceramente, Paulo, não acredito em grandes mudanças.
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  6. MARIA TERESA VALENTE,

    gostaria tanto de ter reais argumentos para discordar de você,mas...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Ah, Paulo, meu amigo...

    Poderiam ter nos avisado, que ter o coração sangrando diante de tentas injustiças, que chorar diante das frustrações e enganos, que se chocar com tantos descasos, ou termos essa insana/lúcida pretensão de mudar o mundo ou pelos menos, fazemos a nossa parte, para que isso aconteça, de não nos calarmos ou ainda nos indignarmos, é AINDA nos sentirmos humanos...
    Ainda somos humanos!
    E como disse Sartre: " Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo." Eu ainda escolho me indignar, meu amigo e não me calar.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. sub helena,

    e quando pararmos de nos indignar, podem cobrirnos com aqueles sete palmos clássicos de terra.

    Concorda?

    Um abração carioca e esse aos berros!

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras, Paulo. A frase da canção de Zé Keti, "acender a vela já é profissão" me pareceu agora como profecia!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. SANDRA,

    às vezes escrevo coisas de dói nos meus dedos e no meu coração.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Caro Paulo,
    avisado para que? Como iriamos entender antes, e como explorariam nossa ingenuidade até então?
    Já pensei tanto nisso.
    Se Jesus não conseguiu se fazer entender ao dizer que não era para usar a casa de Deus como comércio já naquela época, dirá nos dias tuais, que mata-se pela dívida de um baseado.
    E não é vida que não vale nada Paulo, e sim os humanos que são baratos.
    Quantas vezes procuramos respostas, ou mesmo uma proteção daquilo que nos é incompreensível?
    E todos os dias "vemos" pessoas correrem às igrejas do mundo, enriquecendo seu caixa, doando seus parcos trocados, trocados estes que podiam matar a fome de alguém.
    Tenho para mim que vivemos o velho testamento de novo, e de novo. E isso é um repeteco sem fim. Todos aqueles dez mandamentos foram substituidos por um novo e único, "amai-vos uns aos outros como eu vos amei."
    E todos os dias digerimos as notícias das guerras e da fome no mundo, enquanto saboreamos, esparramados no sofá, um sanduiche de presunto e queijo.
    Existe um guerra lá fora Paulo, e luta-se por cada tostão, pão,ou chão.
    E voce há de perguntar, e o que é feito das almas?
    Morreram todas.
    Abraços ao carioca amigo que diz alguma coisa, e permite expressar-me também.
    Guerreira Xue :)

    ResponderExcluir
  12. GUERREIRA XUÉ,

    e ao expressar-se cobre de sabedoria as questões abordadas, então a criatura supera o criador.

    Obrigado por tudo, obrigado por ter publicado meu texto no seu blog.

    Sinceramente.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir