DAS NOSSAS DORES.



                                             

                                                                                   
A sua dor em mim é muito maior, pois, reverbera em ecos lancinantes que golpeiam e atordoam minha capacidade menor de absorver estes impactos.
Na vida preparei-me para quase tudo, mas, os seus sofrimentos, mesmo que eventuais, nunca estiveram na minha agenda de cursos preparatórios para enfrenta-los.
Lamento: Quer que eu minta?
Acho que sofrer junto com você é a forma que tenho encontrado para não ficar como um ser parasitário em admiração contemplativa e inútil, enquanto suas vísceras se contorcem.
Ver a quem se ama sofrer é muito mais do que a expiação de todos os nossos pecados cometidos, aqueles ainda em curso e os que,com certeza, iremos cometer no futuro, como ser humano falível, fraco, com pouca resistência e sem nenhuma vocação para super-herói.
É como se eu estivesse no Alasca cara a cara com um urso negro raivoso sem nenhuma arma para defender-me ou então quisesse ficar rico garimpando o ouro do solo sem nenhum maquinário próprio.
Assim é como me sinto: Inapropriado para conviver com a sua dor!
Tudo em volta perde o brilho, a graça, as formas se embaralham, o horizonte vem para cima da minha cabeça e a sua linha vira arame farpado que penetra em cada parte exposta da minha cabeça.
Dar assim para imaginar, sem a menor possibilidade real de comparação, como Cristo sofreu, pois o fazia pela humanidade!
Mas, também,quando um ser passa a ter a dimensão de uma autentica universalidade e representa uma vida dentro da nossa própria vida, fica menos difícil entender as razões pelas quais alguns fundamentalistas religiosos em holocausto, doam as suas próprias vidas por outras vidas.
Seus momentos de dor doem superlativamente em mim e acho que é este sentimento de acompanhamento, solidariedade e cumplicidade que me faz esperar pelo sol que brilhará depois de turvas e indesejáveis tempestades.
E o céu voltará a ser azul, cor deste seu menino!
Vai dar, sim, para ver você bonita de menina cor- de- rosa, expondo para quem tiver dúvida de que o amor é a única forma de absoluta possibilidade de superação de todas as dores.
Das suas e das minhas.

10 comentários:

  1. Paulo!
    Uma crônica doida de se ler, mas perfeita no quesito de transmissão de sentimentos. Há crescimento na purificação da dor. Creio, e já senti isso, inúmeras vezes que é o estágio mais sublime do destilar o ser humano, lapidando-o para ser cada vez mais simples, sábio, e defensor do bem no mais alto grau de sua sensibilidade. Confiar. Entregar. Aceitar. Agradecer... Atitudes amorosas que complementam momentos dolorosos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. CÉLIA RANGEL,

    amor é tudo!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o amor em que eu conheço e que acredito: amor solidário, cúmplice, sofredor, responsável, angustiado na dor. Na alegria tudo é fácil. Não conheço outro tipo de amar.
    Maravilhoso texto, Paulo.
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é TAIS, é sempre bom ter o seu referendo positivo.

    É animador do ponto de vista da aceitação pelos outros daquilo que escrevemos e gratificante, pois, vindo de você é mais contundente aos afagos o meu ego , pois competência para elaborar textos surpreendentes, você demostra sempre no seu blog.

    Obrigado!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Se eu não andasse lendo a Bíblia, eu não faria o comentário que faço agora. Deus não gosta de sacrifícios e nem de holocaustos, portanto Jesus veio ao mundo e confirmou isto, quando Ele passou pelo sofrimento que nenhum outro deveria passar, para livrar-nos do pecado.Ora, acompanhar alguém que sofre é mostrar o quanto essa pessoa significa para nós e, posso dizer que, depois de tal prática, a gente se sente bem e o estar junto se torna mais significativo que o sofrer junto com quem sofre, transformando-se em lembranças de amor e saudade de forma positiva e não dolorida. Antigamente se faziam sacrifícios humanos e dedicavam aos deuses pagãos, o que era horrível e já no Velho Testamento há a repreensão divina àqueles que praticavam tais idolatrias. Os únicos sacrifícios que podem ser oferecidos à Deus são os louvores... Se continuar, me estenderei muito no texto e não serei clara, então deixo um resumo. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  6. ARTES E ESCRITAS (YAYÁ)

    Obrigado por tudo!

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo
    Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito. Interessante reflexão, o amor tudo suporta. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. LUCINALVA,

    e como suporta!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. Sentir a dor de quem sofre, é a única forma de demonstração do amor reconhecidamente verdadeiro!
    Abraços, Paulo!

    ResponderExcluir
  10. Amigo VITORIO NANI , você cada vez mais objetivo e competente nas suas análises.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir