CITAÇÃO DE UM PAI.


                                                                   
                                                                     
                                                               

                                                                           A gente nasce com um contrato assinado.
                                                                           Isso é entre você e o "homem" lá de cima.
                                                                           Só que Ele não te diz quando vai terminar o                                                                                           contrato.
                                                                           Só Ele sabe! 
                                                                          E você passa a vida toda tentando romper 
                                                                         o contrato.
                                                                                                                                  
                                                                                                                                      Pai.


Quantos de nós, nos mais variados momentos, sejam naqueles que imperam a dor ou nos invade a luz alentadora do amor, não lembramos daquilo que dizia o nosso pai .
Sábias palavras, ensinamentos e citações que vivemos repetindo internamente ou verbalizamos para terceiros como se fosse um verdadeiro mantra o qual elegemos como autêntico norte existencial de referência.
A bussola segura a nos orientar em mar revolto de imensas vagas e tempestades inoportunas.
As sucessivas ruínas humanas chegam através das traiçoeiras serpentes das doenças que, inoculam em nós seus temidos venenos e parece  fazer com que finalmente despertemos então nossa consciência de que somos humanos , junto com a certeza de que estamos apenas seguindo o inevitável séquito da vida de nascer ,crescer e morrer!Acompanhados pelo inevitável.Cercados em um beco confuso de poucas alternativas.Labirinto do fim dos tempos e cuja saída acreditamos a todo custo iremos encontrar.
Ledo engano, pois já estava escrito no nosso contrato assinado com Deus que aquele indesejável último suspiro só depende dele. Enquanto pudermos vamos tentando dar nó em pingo da d'água da sobrevivência, escamoteando aqui e ali fingindo que nem é conosco o que estamos passando!
Aliás, prova absoluta de que somos ingratos ,pois,já deveríamos nos considerar os mais felizes dos seres podermos nascer,abrir os olhos e tocar trêmulos e desconcertados o corpo de nossa mãe. Sentir seu calor,seu sorriso pleno e durante muitos anos sermos simplesmente seu apêndice e extasiados sentirmos as cócegas da sua boca mordendo nosso queixo.
Faz parte do contrato com Deus a existência de uma mulher que vida à fora chamaremos de mãe.
Em geral, a figura paterna, nesta época, é apenas um vulto indefinido no nundo restrito que criamos no entorno daqueles seio bom que é a vida. E o próprio pai ,ainda confuso e desajeitado, não ousa participar como ator principal daqueles momentos mágicos iniciais da maternidade absoluta.
Crescemos e nosso pai, antes meio assustado, começa a nos parecer aquele super-herói das nossas fantasiosas historias em quadrinhos que, na teoria freudiana nos o introjetamos não como aquele de pé no chão,verdadeiro e comum ser humano e sim aquela figura por nós idealizada!
O pai perfeito.O melhor dos pais do mundo.O nosso pai!
É esta imagem idealizada da figura paterna que ostentaremos por boa parte da nossa passagem por aqui, neste planeta de provas e expiações.
Um dia ao perdermos nosso pai parece que sobrevivíamos em cima de uma fina camada de gelo e abaixo dos nossos pés rompe-se, estilhaça em mil pedaços as bases  que nos sustentavam e nossas pernas que, antes eram seguras e confiantes agora tremem na impressão de que aquela perda era a nossa única fonte de força que nos mantinha seguros. A força daquele pai idealizado.
Então, em meio a saudade ficam todas as lembranças e tudo o que o pai nos dizia passa a ser mais verdeiro do que nunca.
A nossa morte será igual a dele, por mais que queiramos romper o contrato com Deus.Um dia teremos que honrar também o nosso compromisso.
Está tudo absolutamente combinado, e só não nos é dito quando morreremos,porque Deus sabe que esta derradeira decisão sobre nosso destino deve sempre ser Dele, caso contrario o ser humano poderia emoldurar-se da falaciosa jactância de pensar que um dia possa ser igual a Ele.
Não saber o momento final que nos espera torna o ser humano distinto como criatura perante a divina grandiosidade do Criador.



7 comentários:

  1. Ops!!! Que texto lindo, escrito com o coração. E bota coração nisso!
    "E você passa a vida toda tentando romper o contrato."
    Como tenho pensado nesse 'contrato' e como me pergunto a razão de tudo isso, Paulo.
    E o retrato que você faz da imagem do pai é muito verdadeira, sendo o da mãe linda. Também pintei o retrato do meu pai assim, o de super-homem. Tudo é grandioso quando somos pequenos, onde formamos as imagens, e ficam para sempre, muitas vezes meio aos tropeços, depois recuperamos a imagem novamente ao amadurecermos.
    Mas esse seu contrato... também me deixa um tanto desconfortável.
    Beijo, parabéns por tanta sensibilidade!

    ResponderExcluir

  2. TAIS LUSO,

    o melhor dos seus comentários é que eles funcionam para quem escreve o texto como verdadeiro bálsamo que inflam a nossa autoestima.
    Obrigado pela sua contumaz atenção.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu consigo isso, fico feliz! Mas o mérito é de quem escreve um texto, uma crônica muito bem! Então existe a possibilidade de um comentário com mais conteúdo...
      Beijo!

      Excluir
  3. Nossa,Paulo.Que lindo e verdadeiro.

    Tudo depende de Deus e só temos que viver a vida intensamente a cada minuto,como se fosse o último,pois ela é um presente Dele.

    E sermos felizes até que nosso espírito voe para o infinito.

    Amei esse seu blog e consegui sigui_lo aqui,agora que os seguidores voltaram ao normal.

    Obrigada pela visita e volte sempre.

    Beijos sabor carinho e um fim de semana de paz

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir

  4. DONETZKA,

    Deus sempre estará no comando, este é o único timoneiro das nossas vidas.
    Com ele me sinto absolutamente seguro!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir