PAPA FRANCISCO,EINSTEIN E NÓS.


                    MAGRI PRESIDENTE DA ARGENTINA E O PAPA FRANCISCO,CONSTRANGIDO!                                                              

Há mais de dez anos atrás, em 12 de abril de 2008, me envolvi em um processo judicial movido contra mim pela Editora Globo através da sua competente e numerosa equipe de advogados, consequência de minha atitude de publicamente  enfrentar de peito aberto e de forma discordante uma publicação da excepcional jornalista Ruth de Aquino da revista Época, que na ocasião era também, redatora - chefe da revista.
A jornalista escreveu o artigo: O aborto dos outros, no qual confessa que, já tinha feito um aborto e que não se orgulhava mas, também ,não se arrependia.
Eu que supunha que ela poderia ter economizado na frase o fato de não ter se arrependido, coloquei-me atrás do computador e num ato solitário meu com Deus, provoquei um processo judicial tal foi a contundência da minha revolta até que um dia chegamos a um entendimento nas barras dos tribunais. Esta jornalista, uma mais formidáveis articulistas que já tenho lido vida afora, é destas mulheres que você se apaixona pelo que ela escreve, e talvez por estar apaixonado intelectualmente por ela achei que, aquele aborto declarado poderia ter sido do meu filho, com ela. Hipótese improvável e refugiada tão somente no meu inconsciente pois, não fazemos filho por telepatia. Ainda!
O resto entrego a Freud.
Agora, Francisco o Papa de todos e admirado por religiosos ou não, de cara amarrada e coração condoído, em função da onda crescente pela liberação do aborto na Argentina, grita pelos quatro cantos do mundo que em alguns casos o aborto é o "nazismo com luvas brancas".E  reitera que é " o mesmo que faziam os nazistas para cuidar da raça , mas com luvas brancas de ferro" (leia-se infanticídio).
E ainda mais contundente, vai além com a denuncia condenando por tabela o cretinismo social  e diabólico modismo inventado por certas camadas sociais que, para justificarem a podridão das suas condutas escondem-se no fato de que: "Está na moda, é habitual", dentro da mais espúria ideologia do politicamente correto.
Francisco, também sabe que o mal é muito maior , amplo, extenso e profundo e uma das suas abas é  o aborto que está virando moda, tornando-se habitual, pois, estas mesmas mentalidades nazifascistas são aquelas que também, sonham os sonhos das riquezas erguidas e feitas à qualquer preço, roubam descaradamente desde o sistema financeiro até a marmita de um pobre trabalhador na fila dos ônibus de madrugada rumo ao trabalho. Amorais de carteirinha como diria o dramaturgo Nelson Rodrigues.
Francisco sabe que o desmoronamento moral é fruto da algazarra imbecilizada e conveniente pela obsessão por conquistas materiais a qualquer custo, seja através de golpes criminosos, arranjos ou sociopatias as mais diversas. E tudo isto envolto na fumaça do baseado catingoso e narizes entupidos pelo tal do pozinho dos viciados impunes que, através das suas fraquezas financiam o trafico mortal das drogas. "Tá tudo dominado", no linguajar debochado das gangues!
E aí cito Einstein quando diz : O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".
Na realidade Einstein e o papa estão receitando é vergonha na cara para todos nós, pois, está na moda e habitual é o cacete !
Só se formos pusilânimes, covardes  e coniventes, se formos iguais àqueles que apedrejam políticos corruptos  porém, aceitam conviver em suas vidas com maculas e nodoas tanto quanto os mais salafrários dos que criticamos e que torcemos que deveriam ir para cadeia!
E no entorno social destes modernos nazifascistas que divulgam e apoiam o aborto será que fazem  vistas grossas  também para a roubalheira e a devassidão moral instaladas nos seus próprios umbigos? Como é que fica a logica das leis e a robustez ética dos valores morais mais perenes? E a sua coerência? Só observam, mas aceitam? Brincam de jogar para baixo do tapete? A cadeia só vale para os outros? Imoral é o vizinho? Ladrão é o camelô da esquina?
O Papa Francisco com a palavra,Einstein já falou o que tinha que falar e nós?



16 comentários:

  1. CIDÁLIA FERREIRA,

    pode estar certa de que lerei a sua postagem especial.
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Paulo!
    Esses são temas de "embates políticos". Está na época de vociferarem a favor ou contra, para fins eleitoreiros... A alma? Os sentimentos? O corpo feminino ou masculino? O feto? Não entram em pesquisa eleitoral alguma. Estamos em mãos ardilosas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÉLIA RANGEL,

      estamos é verdade em mãos ardilosas e para rimar, criminosas!
      Quando nem a sociologia parece ter mais temáticas cientificas que empolguem o debate humanístico é porque um fosso cultural e sócio-político abriu-se e no qual todos nós estamos afundando.
      É hora de ir para as ruas!
      Beijo.
      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Olá, Paulo
    Perdoe não ter vindo antes, como eu desejaria. Tenho andado um pouco adoentada, problemas nos olhos... não me permitem muito tempo no computador. Amanhã vou ao oftalmologista.
    O tema desta sua crónica é por demais actual e pertinente, e o assunto está muito bem exposto.
    Em minha opinião... as coisas não são tão lineares como podem parecer. O mundo não é a preto e branco, tem várias nuances que devemos observar.
    Em todos os campos - política, drogas, armas, até medicamentos (!)... etc., etc., há verdadeiras máfias movimentando-se, atropelando-se e atropelando tudo e todos, com um único fito: amealhar mais e mais.
    Sobre o aborto em particular tenho uma opinião muito pessoal, que não vou explanar. Digo apenas que não poder ser analisado de ânimo leve. Há as tais nuances...
    Gostei de ler o que você escreveu. Não me admira que essa tal senhora tenha ficado "brava" com a sua reacção. Se ela tivesse sido um pouco mais... diplomática, talvez tudo se tivesse passado doutra forma. Há verdades que, tal como pílulas, devem ser douradas antes de ser engolidas - ou dadas a engolir, melhor dizendo...

    RE: Pois é, meu amigo, você não consegue comentar no meu blog "LÍRIOS" como não conseguiria no meu outro blog "HISTÓRIAS DE ENCANTAR". Fui obrigada a fechar os comentários porque manter activos três blogs ocupava-me demasiado tempo. E a vida não é só blogosfera :)))))))) Quando eu me reformar (ahahahahahahah) volto a activá-los.

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  4. MARIAZITA,

    espero que os problemas de saúde sejam resolvidos e sabes que do lado de Deus, nada nos prejudicará.
    Concordo com você quanto a complexidade do tema aborto, complexo e que exige sempre profundas e maiores análises do que aquelas que cabem num texto sumario quanto estes que postamos aqui.
    Mas, creia se cada um de nós puder acender um fósforo que seja, nesta discussão, todo o mundo se iluminará.
    E fazendo minhas suas palavras, a linearidade da abordagem nestes casos não ajudam apenas os tornam mais complicados, assim como eu posso garantir e concordando com você que o mundo não é só preto ou só branco, mas se os conhecemos bem ambas os lados, ambas as cores, saberemos identificar o cinza.
    O aborto é cinza!
    Excelente semana Mariazita.
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paulo, vou me deter ao aborto. Só comprendo uma forma de aceitá-lo - (eu): quando é causado por estupro. Nesse quesito acho que cabe discutir.
    A mulher que é a favor do aborto diz que o corpo é dela e ela faz o que bem entende. Não é bem assim; o corpo é dela, mas a vida em que está a gerar não lhe pertence. Tem inúmeros métodos anticoncepcionais, por que não pensam antes? E os homens, por que não pensam, seriam os pais! Também existe método anticoncepcional. Podem ajudar, não?
    Não há problema em eu me manifestar contra, afinal tem os que se consideram a favor. Só que essas usam de um artifício estranho - o corpo á meu! Por amor de Deus...já existe uma vida. E é só. Nada mais é preciso dizer, não é preciso falar do momento, se é embrião, se é óvulo... se é isso ou aquilo. É irrelevante. O ato que é bárbaro, interromper a vida.
    Gostei de ler, Paulo!
    Beijo.

    ResponderExcluir

  6. TAIS,

    realmente o tema é polêmico, como muitos dizem, porém a vida gerada é verdadeira, então...
    Beijo.
    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  7. Agradecendo o convite; então... Einstein realmente já falou o que tinha que falar k. Alguns temas complexos e outros nem tanto nessas tuas linhas.
    Entendo que certos posicionamentos precisam estar relacionados ao que chamo de cultura de discussão na argumentação. pertencemos há algum tipo de classe o certo talvez sería pensar de qual classe pertencemos e de que altura estamos falando e para quem.
    O certo e o errado sempre terá dois pesos e duas medidas.
    Gostei de te ler...
    Boa continuação de mês.

    ResponderExcluir

  8. A CASA DA MADEIRA,

    elemento importante da adaptação do homem ao meio, a cultura e seus esteamentos sociais , sem dúvida respondem na maioria dos casos às respostas comportamentais às vezez diferenciados e outras comuns .
    O preocupante na questão do aborto é que ele está presente em todas as culturas e esteamentos ou classes sociais, tendo se tornado um modus operandi comum e criminoso de simples descartes de um ser vivo quando considerado indesejável e que não traz com ele a culpa pelas causas que o tenha gerado.
    Daí, acharmos que muito além das situações previstas na lei para que o aborto possa ser feito qual sejam, ao do estupro e quando a gravidez coloca em risco a própria vida da mulher, esta desumana pratica tornou-se irresponsavelmente uma conduta criminosa para qualquer situação , assumindo hoje as características de genocídio infantil.
    Matam-se seres humanos das formas mais cruéis e impensáveis e não raro, matando também a própria mulher que o fez.
    É uma praga universal!
    Obrigado pela sua presença que veio junto com todos nós celebrar a necessidade da manutenção da vida humana, neste planeta já tão caótico e que possamos dar ao ser humano a mesma atenção para a preservação das suas vidas como já damos as baleias, tartarugas, mico leão - dourado, pererecas etc...
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. O tema aqui tratado é um tema demasiado polémico. Há que respeitar as decisões dos outros. Mas que estas não se tonem um desregramento completo… Para reflexão, o seu texto.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. GRAÇA PIRES,

    é bom refletirmos,todos nós!!!

    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Bom... nao é tao simples permitir o aborto, nao é tao facil impedi-lo... cada caso é um caso... o que deveria ser feito, o certo, é que cada individuo responda por si, por suas atitudes e por sua vida... e a nos cabe vivermos nossa vida... nao podemos determinar para outro o que lhe faz bem, ou, o que é certo e errado.
    Cuidemos cada um de si e isso ja é fazer o bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ARCO-IRIS DE FRIDA,

      eu tenho certeza de que o posicionamento majoritário contra o aborto por parte de 68% da população brasileira deve-se ao fato da irresponsabilidade desta atitude que, fora aquelas duas (estupro e ameaça a vida da gestante)permitidas pela Constituição brasileira, qualquer outra " desculpa" constituí-se em pratica de assassinato e infanticídio.
      Um dado surpreendente desta pesquisa do IBOPE é que entre os jovens, a rejeição é muito maior.
      Ou seja, aborto é bandeira de velhos!
      Abaixo,informo o link desta pesquisa sobre o aborto ,leiam:
      http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0296_O%20DILEMA%20DO%20BRASILEIRO%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20(divulga%C3%A7%C3%A3o).pdf

      Frida obrigado pela sua visita e volte sempre, pois gosto muito do seu excelente blog.
      Um abração carioca.

      Excluir
  12. Passando para desejar um bom fim de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. CIDÁLIA,

    muito obrigado.Igualmente!
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir