CRESÇAM E FAÇAM DIAS MELHORES.

 

 Dia 12 de outubro é o que dizem ser o das crianças. Uma data comercial. Como todas as datas comemoradas. Mas vamos lá aceitar o jogo, afinal antes ver a realidade batendo aí na nossa cara do que sermos esquizofrênicos e criarmos um outro mundo que não existe. Esse mundinho não está dos melhores mas é o que temos. 

Lembro da minha infância e ela tem a imagem de uma imensa árvore de flamboyant vermelho, lindo e definitivo que servia de fonte para as brincadeiras mais singelas, simples e verdadeiramente de crianças, pois esta arvore tem frutos que são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes que ficam marrons quando maduros e dentro deles achávamos o nosso "dinheiro", sementes grandes que usávamos para a troca disso por aquilo. Na minha infância dinheiro era isso e como todos nós aceitávamos isso como uma verdade era abundante e todo mundo guardava as sementes valiosas.

As meninas não podiam ter dinheiro, ninguém deixava que elas apanhassem no flamboyant as preciosas vagens que guardavam as sementes com as quais comprávamos tudo uns dos outros e o que é importante, não lembro de nenhuma menina daquela época ter vendido um abraço ou beijo para nenhum dos nós fosse por qualquer quantidade de sementes que tivéssemos. Tinha brincadeira de meninos e de meninas absolutamente bem convencionadas.

Entre os meninos havia uma certa sensação de superioridade que era muito relativa, pois só éramos ricos uns para outros meninos dos quais comprávamos carcaças velhas de carrinho de plástico, rodinhas de brinquedos essas coisas tão inúteis que só crianças nas suas fantasias sabem valorizar.

Prefiro não falar do que o mundo e as crianças hoje, nós as transformamos

Fico somente com a saudade das minhas sementes daquela exuberante arvore de flamboyant e suas flores vermelhas e  inspiradoras.


6 comentários:

  1. Bom dia Paulo. Uma parte minha infância foi na Praia de Botafogo "quando era limpa, Praia do Forte "Copacabana" e a Floresta da Tijuca, que saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUIZ GOMES,
      é para sentir saudades mesmo!
      Um abração carioca.

      Excluir
  2. ARTHUR CLARO,

    aprendi com você.
    Um abração carioca,

    ResponderExcluir
  3. Estes dias dedicados ao que quer que seja tornam-se sempre muito comerciais. Mas que interessante ter aproveitado o dia da criança para lembrar a sua infância, onde as brincadeiras eram simples e inocentes. Gostei muito do texto.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

  4. GRAÇA PIRES,
    e parece que foi , ontem!!!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir