PODER CHINÊS.



A história mostra que em determinado momento da humanidade ,quase todo o mundo civilizado e conhecido, estava sob o domínio romano.

Dizia-se que,quem não era romano era bárbaro e várias eram as nações que independentemente, da ação bélica dos romanos, agregavam-se à sua tutela, para fugirem inclusive, das ameaças dos povos bárbaros, godos , visigodos e outras tantas denominações, cujos hábitos e costumes eram selvagens em nada respeitando a dignidade humana.

Mais recentemente, e dando um grande salto na história das conquistas territoriais humanas, os Estado Unidos da America do Norte exerceram, décadas antes, com mais vigor e agora com menor supremacia , amplo domínio econômico sobre os povos, que absorveram sua cultura e tornaram-se seus agregados e seguidores do American way of life, jeito ou estilo americano de viver.

Em ambas estas sumárias citações, tais conquistas só foram consolidadas pois, tanto aqueles como estes, procuravam respeitar na medida do possível , manter os hábitos e costumes dos colonizados, infiltrando-se neles modificações pouco agressivas na vida do povo sob seus domínios político - econômico e conseqüentemente, cultural

Modernamente, a China esta abocanhando e conquistando mercados econômicos e com isto empanturrando de quinquilharias tecnológicas o mundo, com seus produtos de custo reduzidos, face à utilização de mão de obra escrava para a sua fabricação no país de origem.

A sua competitividade internacional é avassaladora e para não falir, nações têm adotado barreiras inevitáveis aos seus produtos, inclusive o Brasil, no qual os chineses extinguiram praticamente, nossas industrias têxteis, de brinquedos e tantas outras em tempo assustadoramente rápido e fizeram proliferar no país as lojas de produtos de preços insignificantes de 1,99.

Tanto os romanos, como norte americano tinham seus graves defeitos mas, suportáveis e negociáveis com os hábitos e costumes ocidentais, inclusive porque, também eram desta banda do mundo, e o chinês gigante oriental precisará de uma política externa muito mais bem elaborada começando por esconder nas suas fronteiras hábitos e costumes deploráveis de comerem cachorros,gatos, ratos, escorpiões,lagartas,vermes vivos e praticamente tudo aquilo que se mexe.

É uma afronta aos costumes de outros povos e, em toda a história fica provado que a colonização cultural, vem a reboque da expansão política, consolidada na supremacia econômica de uma nação sobre outra, e neste cenário os chineses tem se mostrado imbatíveis.

Para se ter uma idéia do poderio chinês basta destacar que hoje, eles são os maiores


credores da economia norte –americana.



Mas neste caso dos chineses, uma antipatia mundial avassaladora poderá tornar-se uma realidade contra eles, pois segundo um velho ditado assim como, o peixe morre pela boca, os chineses por comerem “alimentos” que causam repulsa e indignação em povos ocidentais, poderão cair num intragável conceito de barbarismo cultural!

É um fator sério a ser repensado pelos novos conquistadores contemporâneos.

5 comentários:

  1. Pois é... Eu já vi em documentário eles comendo larva(boró de privada) frito. Fico imaginando o cheiro horrível que fica no ar com essa fritura.
    Esquisito escorpiões no espeto né? Eu sempre fico com um pé atrás quando como num restaurante chinês, pois não sei se realmente é a carne que dizem ser, se estou comendo gato por lebre, e cão por vaca...
    Eles estão por toda parte, nos produtos, nas máfias de comércio(principalmente em SP) e nas feiras de importados. Eu geralmente nao compro pq sei que os produtos são descartáveis.
    Bom texto sr Tamburro.
    beijokas doces desde brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marly,eles estão chegando!

      Esses caras que andava por ai queimando bandeira do "states", agora irão ver que eram felizes e não sabiam, mesmo!!!

      Abração Marly.

      Excluir
  2. ♥ Que linda imagem!
    ♥ Adorei os gatinhos!

    ResponderExcluir
  3. ih, Paulo, esta eu não sei. merece uma análise mais caprichada, com pormenores. afinal, o domínio romano levou anos para se impor assim como o norte-americano. então acredito que esta questão chinesa merece um acompanhamento meticuloso, né não? bjkas

    ResponderExcluir
  4. É, Paulo

    Você apontou bem. A nossa indústria vai de mal a pior por conta dos chineses, sem falar na alta carga tributária, grito geral da indústria e dos empresários.

    Abraços

    Lucia Regina

    ResponderExcluir