A OFENSA COMO ADORNO.

Quando eu começo a perder o norte,é sinal que o sul, o leste e o oeste estão igualmente embotados.
Sou homem de poucas habilidades de entendimento relacional, meio tosco, carrancudo e sincero demais para absorver tantos novos e nobres fluidos destes discutíveis modismos que já vão se consagrando nesta modernidade.
Carcamano assumido, pouco letrado, sem sequer saber falar outra língua a não ser a pátria e muito mal, tenho procurado viver no meu canto, quadrado exíguo e enfurnando-me neste meu mundinho que não permite alçar vôos muito altos, pois meu combustível é sempre escasso, limitado e mínimo.
Sei muito poucas coisas na vida e atualmente,tão poucas que qualquer primata logo se afastaria de mim!
Não aprendi a fazer as trocas que hoje se cometem, isso por aquilo, aquilo por aquilo outro, e debito esta conduta indubitavelmente, ao fato de nunca ter morrido de amores pelo capitalismo das compras desmedidas e do toma-la-da-ca,meio cretino, sem alma , amor e apenas com muitos interesses em jogo.
Sou uma espécie em extinção, apenas náufrago daquele Titanic antigo e perdido em meio a tantos outras vitimas de um rasgo, provocado por  um iceberg inoportuno no casco deste tecido social hodierno e que, já se rompe em infortúnios e creiam, porque não estava previsto a sua presença ali, e naquele caminho.
É por esta razão que, vivo olhando sempre para o lado com certa impressão de que sou apenas um remanescente ultrapassado e nunca um novo empreendedor, um herói destemido ou um profundo conhecedor capaz de saber fazer um futuro melhor.
Não saberei!
Aplaudo iniciativas pioneiras, mas particularmente estou encharcado de desconfianças e de culpas, não obrigatoriamente nesta ordem, mas desgraçadamente neste meu contexto existencial.
Tornei-me filho espúrio, bastardo e ilegítimo destas novas verdades emergentes,numa sociedade na qual o errado é que está certo e neste caso,a ofensa é adorno, a libertinagem confundida com liberdade e aquela indiscutível promiscuidade, nominada como um ajuntamento de nobres idéias e ideais convergentes entre os pares, absolutamente, iguais.
Então, peço para ser cremado entre os meus, absolutamente desiguais.
Por favor!
Só desta forma entraria de cabeça nesta tal da vida eterna.
Quem sabe?

20 comentários:

  1. "...nada no mundo o impedirá de ver, de recolher e reconhecer a Verdade da miséria do mundo. Da miséria dos homens. O intelectual verdadeiro, por tudo isso, sempre há de ser um homem revoltado e um revolucionário, pessimista, cético e cínico: um fora da lei.
    (Mario de Andrade)

    beijo

    ResponderExcluir
  2. MARGOH,

    Mario de Andrade é de cabeceira!

    Obrigado citá-lo, pois agora, tenho absoluta certeza de que fui compreendido por você.

    Um abração carioca e creia que, acho o seu blog, extraordináriamente bom e achá-lo, foi uma destas boas coisas que me aconteceram.

    Um FELIZ TUDO e um abração carioca!

    ResponderExcluir
  3. Acredito na proximidade entre as pessoas, acho que o faltante no decorrer da vida de um ser humano é falta de incentivo do que realmente é bom e por ter em excesso o que é prazer, vamos logo no que é mais fácil e acabamos por perder o que realmente é o sentimento sincero, o amor devotado sem interesse apenas o QUERER CUIDAR DE VOCÊ, e claro logo é confundido com o ser dono um do outro; você citou algo em que eu acredito intensamente VIDA ETERNA, acredito que um dia toda essa miséria de humildade e respeito pelo próximo vai acabar, acredito que também o arrependimento e uma nova conduta humana irá chegar ao coração dos seres chamados humanos.
    Espero sim pelo amor verdadeiro de um homem que tenha carinho pelo que sou e não pelo que faço ou tenho materialmente, pois o que tenho de mim por Você é respeito e ddesejando que sua sexta-feira seja harmoniosa e cheia de bençãos, pois você é um filho de Deus e tem ai dentro desta consciência uma maravilha de ideias e planos tão coloridos como o azul do céus...
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NICINHA,

      realmente, muito lindo o que escreveu:

      "e tem ai dentro desta consciência uma maravilha de ideias e planos tão coloridos como o azul do céu..."

      Obrigado por sua habitual generosidade comigo e um FELIZ TUDO!!!

      Abração carioca.

      Excluir
  4. Paulo, tudo que foi escrito por ti eu endosso. Valores éticos, morais, familiares e religiosos estão sendo invertidos. Não há respeito por nada nem por ninguém. As pessoas se expõe desavergonhadamente, as mulheres andam nuas, filhos não respeitam pais nem professores. Agora se mata por nada, a tv só tem programação sem conteúdo, parece que quer deixar o povo alienado... eu não assisto mais tv, quase não saio, prefiro o aconchego do meu lar e estou me transformando num bichinho do mato. Enfim, descobri que eu não mudei, quem está mudando é o mundo e poucos,como vc, como eu graças a Deus, não se permitiram contaminar. Parabéns homem das cavernas, saiba que igual a tu e eu ainda existem algumas espécimes por ai perdida, resistindo bravamente. Você, como sempre arrasou! Feliz tudinho para ti...kkkkk. Que seu ano novo venha com tudo que vc tem direito, saúde, amor, paz e muitas realizações. Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  5. Então, NÁDIA

    nós os sobreviventes deste holocausto de valores e apodrecidos nesta desavergonhada "nova" moral social, iremos sim, continuar a nos indignar e que ninguém ouse tirar de nós esta derradeira e efetiva forma de ficarmos do lado certo.

    Concorda!

    Feliz tudo pra você também e de quebra um abração carioca, maior desta vez, do que o do Cristo Redentor.(rs)

    ResponderExcluir
  6. Texto de alma meu caro. Senti cada palavra! E adorei... Obrigada!

    Abraços.
    Nâna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi NÃNA,

      quando flui sincero dá nisso!

      Quando a verdade explode , dá nisso!

      Quando é necessário dizer o que se deve dá nisso!

      Que bom que deu!

      Prá mim e prá você.

      Um UM FELIZ TUDO pra você e um abração carioca.

      Excluir
  7. Mas, eita! Que tem vezes da alma desandar a falar e resulta numa belezura doída, mas belezura. As verdades não podem ser sempre bonitas, né?

    Eu também lutarei até o fim pelo meu direito a me indignar...Oxente!

    Beijo alagoano.
    Inté!

    ResponderExcluir
  8. Pois é MILENE,

    indignar é preciso quando os limites são ultrapassados e então, o negócio é partir para cima, botar a boca no mundo, enfim...

    Minha alma, realmente desandou.

    Um abração carioca e que bom foi esse beijo alagoano.

    ResponderExcluir
  9. Paulo, as coisas estão tão trocadas de lugar que por vezes penso seriamente em me tornar aquela pessoa bem egoísta e mesquinha que a sociedade ensina ser a correta. Mas estou entre seus desiguais, então façamos assim: um crematório coletivo de pessoas desiguais que não se permitem parecerem superiores, arrogantes, individualistas e donos da verdade. Melhor pó do que escória.
    Um abraço, feliz 2013!

    ResponderExcluir
  10. Então BIA,

    bem-vinda aos desiguais, e de mãos dadas quem sabe ainda conseguiremos ver uma sociedade menos patológica do que esta?

    A opção é nossa, sempre reforçando em nós e nos outros, os comportamentos mais éticos, morais, menos hipócritas e mais humanos.

    Bem-vinda!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Buenasss,Paulo...
    Pensastes que te verias livre de mim em 2012,né?????
    Mas credo,para isso acontecer,deverias deixar de ser a pessoa querida que és;poderias até ser meio ranzinza...que continuaria contigo...rsrsrsrs...adoro amaciar os sentimentos por mim...rsrsrsrsrs...
    Ô...podes até deixar de me ver...não faz mal...quando isso acontece,só de pirraça,te visito e me delicio com o teu blog escondidinha,sem fazer me anunciar...achas que consigo ficar longe de ti????
    NUNCA,NEVER,NIE,JAMAIS...
    Ô...contigo aprendi a ser mais feliz,mais culta,mais carinhosa,mais tolerante,mais...mais...e porque não dizer...MAIS METIDA também...porque para onde eu vou, eu falo em BOM TOM(bem alto)...que eu só tenho blogueiros maravilhosos em minha vidinha...
    O problema é que nem todos acreditam que tu possas me tolerar...huaschuaschuasch...mas não estou nem aí...
    Beijo-te as palmas das tuas mãos,porque é com elas que tu me embalas para a vida...OBRIGADA!

    PS:A verdade???
    Estou fazendo control c e v para quem me visita sempre.
    Só pelo AMORDEDEUSI,não fica triste,tu sabes que eu sou uma loirinha de cachinhos louros dourados, de olhinhos azuis como a cor do céu,peitinhos ff(firmes e fartos),bundinha dura e substanciosa,coxinhas roliças,que usa batonzinho BOKA LOKA,uma gotinha de perfume no "cangote",que adora saltinho alto cobertos de pedrinhas de brilhantes e por isso tudo,sem tempo,pois todos me querem...afffffffffff...que é uma luta ser assim gostosa...ksksksksks...
    Preciso dizer que te gosto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRISTA,

      Você disse:

      "eu sou uma loirinha de cachinhos louros dourados, de olhinhos azuis como a cor do céu,peitinhos ff(firmes e fartos),bundinha dura e substanciosa,coxinhas roliças,que usa batonzinho BOKA LOKA,uma gotinha de perfume no "cangote",que adora saltinho alto cobertos de pedrinhas de brilhantes e por isso tudo,sem tempo,pois todos me querem...afffffffffff...que é uma luta ser assim gostosa...ksksksksks...
      Preciso dizer que te gosto????"

      Então, isto falado, asseguro que 2013 será muito pequeno para tantas e tão maravilhosas oportunidades, vontades e fantasias.kkkkkkkkkkkkkk

      Um abração carioca.

      Excluir
  12. Que texto bom! Um 2013 com muita saúde e alegrias! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MARI@,

      você , sem dúvida nenhuma, foi uma das boas coisas que me aconteceram este ano.

      Espero ter retribuido a altura.

      Um abração carioca.

      Excluir
  13. Paulo,
    A superficialidade das relações hoje em dia chega a ser doentia. Só há resposta se ela for em troca de algo. Mesmo nesse nosso mundinho virtual isso é patente. Os reais valores perderam espaço, estão aos poucos perdendo lugar para interesses obscuros. Eu, na verdade, me identifiquei muito com o que disseste, e ainda que me doa, pretendo não contemporizar. Sobreviver a isso? Só o tempo nos dirá se conseguiremos. Assim espero. Gr. Bj. e obrigada por tuas palavras! Um novo ano cada vez mais firme no que acreditas e de muita paz e alegrias também!

    ResponderExcluir
  14. CRIS,

    é uma opção a que todos nos devemos , realmente ,nos impor e você mulher culta e inteligente, de mãos dadas com a exitosa carreira que abraçou, tenho certeza que diuturnamente,luta para alcançar e preservar os reais valores.

    Seja muito bem-vinda a este nosso blog e o seu é absolutamente, imperdível.

    Gostei, sinceramente de visitá-la e continuarei como seu seguidor a fazê-lo.

    Um abração carioca e FELIZ TUDO em 2013!

    ResponderExcluir
  15. Paulo você deixa colocarem minhas cinzas junto com as suas??Nem micróbios ou bactérias vai ter...
    Olha acho que o mundo caminha para esse tipo de relação que se baseia no "vale quanto pesa" e os modismos que mudam nossa maneira já arraigada de pensar no mundo e na humanidade. Valores que conheci como amizade verdadeira, amor pra sempre, confiança "apesar de" não mais existem, por qualquer coisa muda-se os sentimentos.
    Para onde estão indo nossos ideais Paulo? Políticos, sociais, espirituais, morais?
    Às vezes penso que devo me atualizar, mas depois chego a conclusão de que essa "atualização" banalizará meu ser.
    Faço parte dos que estão fora do contexto contemporâneo, sou degodê, retrógrada, e ainda acredito na moralidade e nos bons costumes. Ainda tenho fé, que mesmo nao sendo cremada(meu marido é contra e se eu morro primeiro...) ainda posso entrar nem que seja pelo vão da porta do Paraíso.
    Adoro seus texto tão centrados e irreverentes. Sabe que sim né? Ou quer que eu minta?
    beijokas doces goianas!
    PS: Ainda estou esperando o email prometido para explicar pq me abandonou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARLY,

      não abandono o que é minha referência,absolutamente!

      E você é!

      É só impressão de quem , como você , uma pessoa muito estimada por mim, sabe que infelizmente, não podemos ser onipresentes.

      Desculpas,no entanto e prometo me recuperar, então,urgentemente.

      Um abração carioca e um FELIZ TUDO para você , grande amiga virtual.

      Excluir