RÉQUIEM DE NATAL PARA TODOS OS AUSENTES.

É Natal. Meia noite!Toca a campainha. A ceia está à mesa. Crianças para variar batem com a cabeça em todos os lugares da casa. Quando a gente é criança vive aranhando o corpo, depois que cresce as feridas são na alma. Todos os avós delas estão vivos, de todos os lados. Para a criançada isto significa uma loja inteira de brinquedos, transportada para dentro de suas casas. Afinal, avós são aqueles que já erraram uma vez e continuam agora, deseducando os filhos dos seus filhos. Suas missões é querer curtir as brincadeiras com os netos. As coisas sérias ficam para os pais, agora tão chatos como eles também, já foram! A dona da casa vai abrir a porta. Todos gritam.A criançada explode de alegria: É Papai Noel! Aquela barba, aquela roupa vermelha, aquele saco. E a criançada vai ao delírio.
-Entra Papai Noel, a casa é sua! - convidam todos.
-Ohohohoh, com vão ? Pergunta Papai Noel - com a criançada querendo arrancar-lhe o saco!
-Papai Noel, cadê meu presente-pergunta o menininho ansioso?
-E o meu Papai Noel? - dispara a outra menininha.
-Eu quero um vídeo game - pede o garoto viciadão nesta praga!
-Ohohohoh, calma todo mundo - Tranqüiliza Papai Noel.
A ansiedade é geral. Papai Noel coloca o saco no chão. Para espanto de todos, de dentro dele, saem duas crianças. Uma verdadeira escadinha de idades:2 e 3 anos.Não tem nenhum loirinho, nem branquinho.Papai Noel tira a roupa devagar.Por último a barba.
- Ariovaldo? Reconhece a dona da casa.
 Ariovaldo era esposo da ex-empregada daquela família que ali trabalhou durante 16 anos, falecida há dois meses atrás, vitima de anemia profunda e complicações cardíacas.
A família consternada abraça-o. E também aos filhos. A criançada não entende nada e continua a brincadeira. Ariovaldo” então explica:
-Antes de morrer ela estava revoltada, porque dizia que a Sra. fazia a melhor rabanada do mundo, e ela tinha certeza que este ano não iria comê-las. Então pediu para trazer as crianças para comerem por ela, e lá em cima ela ficaria menos revoltada. Aí fechou os olhos e morreu.
Ao terminar a explicação todos os adultos da festa emocionados começaram a cantar a música: Natal, Natal das crianças...
Aos filhos do Ariovaldo foram oferecidas muitas rabanadas. E sorriram. Então, aí sim, até as outras crianças entenderam!
Houve uma que olhou para o céu, e... Chorou!

14 comentários:

  1. Sem palavras Paulo.... muito lindo o final. Felicidade querido amigo, que tenhas um natal de luz e um 2013 repleto de grande conquistas e , mais uma vez, obrigada a vc por seu carinho e obrigada também por ... existir! Um beijo enorme nesse coração lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÁDIA,

      seus olhos sempre encontram algo positivo, por aqui!

      Isto chama-se :Generosidade!

      Abração carioca.

      Excluir
  2. às vezes precisamos de um tratamento de choque.às vezes
    a gente renasce nos olhos e no coração de alguém.

    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Então, MARGOH,

    e mesmo que esteja ausente, concorda?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. E eu aqui fico imaginando o que será dessas crianças além do Natal e das deliciosas rabanadas da patroa...

    Muito lindo,Paulo.
    Beijo... um Natal lindo, leve e amoroso.

    ResponderExcluir
  5. É verdade MILENE,

    certas ocasiões mágicas nos passam a impressão de que , depois estará tudo resolvido, não é mesmo?

    Ledo engano.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente existem várias como essas crianças de seu texto, para que você tenha uma ideia, na sexta-feira (21/12) 15 de meus colegas de trabalho e juntamente comigo, passamos o período de nosso expediente dentro de uma casa chamada pelo governo de Lar Amigo (local onde ficam crianças e adolescentes retirados dos pais, por drogas, espancamentos...)cada funcionário adotou uma criança, no sentido de atender o que eles escreveram nas cartinhas enviadas para nossa clinica, eles não sabiam que nós eramos médicos e enfermeiras; pois bem depois de comprarmos tudo e prepararmos um almoço diferente, um dos presentes não foi possível comprar, uma das crianças pedia uma mãe e um irmão mais velho para brincar;confesso que chorei por dentro, pois já morei em orfanato (Lar das Meninas Maria Amélia/SBC) qdo na minha infância e sei o qto é difícil esperar por quem não vem. Neste almoço fiquei com esse menino de 9 anos e que queria brincar com o irmão mais velho de autorama e poder me chamar de mãe, pois segundo ele sempre chamava todas de Tias; ele me chamou de mãe tantas vezes vezes que agora ao ler o seu texto sinto falta daquela voz, quanto ao irmão para brincar, vou tentar uma autorização para que um de meus enteados possa fazer valer este desejo.
    Abraço fraterno, e muito obrigada por permitir abrir o coração, te espero no Perseverança.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  7. NICINHA,

    sabe o que é essencialmente "espirito natalino"? É isso que seu texto nos relata.
    Fico sempre pensando ao escrever, que aquilo possa ser algo útil,pedagógico, enfim.
    Na maioria esmagadora das vezes não consigo, por absoluta incapacidade literária, mas se todas as vezes que eu escrevesse , pudesse suscitar respostas destas que você acaba de nos dar eu escreveria varios textos por dia, para meus blogues.
    Quem agradece a este seu coração fraterno, somos nós NICINHA,e que Deus na sua infinita bondade e sabedoria, neste dia que nos mandou seu filho JESUS CRISTO para mudar aquilo que antes estava escrito,a abençoe de forma abundante.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Paulo, agradeço pelo carinho que sempre dispõe, mas você consegue escrever sim, para começar, dirija seus pensamento para nosso Pai Celestial, busque a ele palavras que possam edificar os seus leitores, imagine um assunto que você também gostaria de ler, depois respire fundo e comece, e escreva e não pare, e veja que obra linda poderá na verdade desabafar o que tem de mais lindo dentro de você, não o sátiro mas o homem que também é menino, bj
      NIcinha

      Excluir
    2. obrigado, Nicinha.

      Abração carioca.

      Excluir
  8. Olá Paulo, estou passando para apreciar seu blog, lhe desejar um feliz Natal e um maravilhoso
    ♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═★★★▄███▄★──★▄██▄★──★▄███★─★▄███▄═♥♥♥ ♥♥♥═★★★▀──██★─★██──██★───★██★─★▀──██═♥♥♥ ♥♥♥═★★★──██★──★██──██★───★██★─★──██═♥♥♥♥ ♥♥♥═★★★─██★───★██──██★───★██★─★───██═♥♥♥ ♥♥♥═★★★█████★──★▀██▀★───★▄██▄★★▀████═♥♥♥ ♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═══════♥♥♥═♥♥♥═██████═════██████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═════♥♥♥═♥♥♥═█████████═══█████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═══♥♥♥═♥♥♥═████████████═████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══♥♥♥═♥♥♥═███████████████████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══♥♥♥═♥♥♥═█████████ paz.████ saúde████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══♥♥♥═♥♥♥═███████████████████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥════♥♥♥═♥♥♥═███████felicidades████████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══════♥♥♥═♥♥♥═███████████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥════════♥♥♥═♥♥♥═████amor███████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═════════♥♥♥═♥♥♥═████████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══════════♥♥♥═♥♥♥═██████████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═══════════♥♥♥═♥♥♥═███Feliz█████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥════════════♥♥♥═♥♥♥═██████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═════════════♥♥♥═♥♥♥═████═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥══════════════♥♥♥═♥♥♥═██═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥═♥♥♥ ♥♥♥═★★★▄███▄★──★▄██▄★──★▄███★─★▄███▄═♥♥♥ ♥♥♥═★★★▀──██★─★██──██★───★██★─★▀──██═♥♥♥ ♥♥♥═★★★──██★──★██──██★───★██★─★──██═♥♥♥♥ ♥♥♥═★★★─██★───★██──██★───★██★─★───██═♥♥♥ ♥♥♥═★★★█████★──★▀██▀★───★▄██▄★★▀████═♥♥

    ResponderExcluir
  9. MARIA,

    e tudo de melhor que você possa desejar, também!!!

    Abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. Paulo, criativo demais seu texto! A promessa de levar as crianças a comerem as rabanadas proporcionou o descanso eterno à empregada convalescente! Há magia nisso...Paulo, gosto demais da maneira como escreve e desejo que em 2013 possamos nos encontrar por esse mundo virtual afora. Que você realize seus planos e sonhos, para quem acredita nada é impossível. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. BIA,

    você foi um belo encontro virtual e agradeço aos deuses do relacionamento terem me dado a mão nesta empreitada.
    Vamos caminhar juntos, sim, em 2013, pois gosto de andar bem acompanhado, e você é sem dúvida, é uma delas!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir