MOVIMENTO CERTO.

                                               
A cada nuance de luz, cor, som, alegria, felicidade, encontro com a dança da vida em qualquer palco e, com textos em qualquer idioma é possível viver sim, sem atritar.
Acredite que aqueles que já se foram deixaram histórias, vidas escritas, alguns belos romances inacabados, outros tragicomédias e, ainda, os que nem conseguiram deixar nada de mais significativo.
Foram!
Nós, no entanto permanecemos aqui e dizendo presente, lutando com cada chance de sobrevivência possível, guerreiros que somos da motivação maior de não nos despedirmos tão cedo deste calor do sol ou da magia de uma imagem noturna de estrelas cadentes varrendo o céu.
Tudo será mais fácil, no entanto, de mãos dadas.
Mãos dadas é o código do momento, a chave do comportamento teimoso que insiste em acreditar que, querer amar é transcender, uma cambalhota necessária, um salto triplo providencial no picadeiro deste circo existencial, cujas lonas apesar de usadas, estão integras, sem furos, vazamentos e ainda não tiram as pinturas da cara do palhaço em dias chuvosos, o que seria um constrangimento para a continuidade do espetáculo.
Palcos da vida e suas melhores imagens que, preferimos ver contracenando lá em cima e com os textos das nossas esperanças , planos que traçamos mas que, ainda não encontraram em nós, os melhores protagonistas.
As razões explicitas, as forças e motivações você as encontrará em cada momento melódico, na harmonia coerente,no verso que tocará seu coração de uma letra musical saída das articulações vocais e gestuais de um grande artista e muito mais competentes do que eu mas,somente nas suas fantasias.
É possível que, então temeroso pela concorrência eu não venha mais a desafinar, mas você terá que iluminar minha atuação com as mesmas parafernálias de luzes cores e sons de multifacetadas possibilidades e de variadas intensidades, com as quais seu eleito mostra tanta desenvoltura.
Vou procurar então, não atritar.
E se você conseguir, transformar tudo isso em apenas sussurros de uma nova realidade aguce a percepção dos seus ouvidos e, com voz rouca e quente estarei por aí chegando apesar, de ter a consciência de que todos os ingressos para este espetáculo estão esgotados.
Não importa, vou pular o muro.
Cuide dos seus ouvidos e ignore os muros.
Pois, se puder escutar, ouvir e me entender, apesar de não ter uma voz e presença tão superlativa quanto a do seu eleito, quem sabe nós possamos acordar amanhã e graças às poucas vinte e quatro horas mágicas de superação deste intervalo,novamente,ungidos pelo amor.
Se bruxos, anjos, gnomos e duendes estiverem a nosso favor, bota fé de que, da terra que você irá pisar, das luzes que lhe encantarão, dos sons que vão lhe alegrar, tudo estará sinalizando para um ponto do espetáculo, cuja imagem, será as das mãos dadas.
Slides de novos planos!
Uma delas será a minha e espero que, a outra seja a sua.
Isto porque, além das mãos, seus pés sempre souberam usar as sapatilhas de um balé correto em outros tantos palcos, não desaponte agora sua platéia e, faça o movimento certo.

17 comentários:

  1. Disponiveis estão sempre minhas mãos, para àqueles que quiserem se levantar e mais uma vez tentar recomeçar.
    Deixo um forte abraço fraterno para você Paulo querido.

    "Existem amigos que são mais que irmãos"

    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERSEVERANÇA,

      você sempre tão generosa e tenho certeza que neste mundo virtual,sua presença é sempre certa,companheira e acima de tudo,constante.

      Um abração carioca.

      Excluir
  2. Ola bom dia Paulo. Primeiramente quero agradecer-lhe pela leitura de meu(s) blog(s)e me sinalizar seu trabalho. Gostei também do que li aqui e com certeza contuarei seguindo-o e vou com calma,lendo a postagens mais antigas. Se voce estiver no facebook, terei maior prazer em recebe-lo no grupo dos escritores sem fronteiras, se achar conveniente, claro.
    Quanto a seu belo "movimento certo", este mesmo que incerto, uma vez movimentado torna-se certeza.
    Saudações literárias desde de aqui de SP. :-)

    ResponderExcluir
  3. GUERREIRA XUE,

    há que sair da inércia,provocar motivações, despertar entendimentos, opor-se ao ócio das posições estáticas e, parasitarias das situações rotineiras.

    É como dizemos aqui no Rio de Janeiro, de calor agora já intenso e graças à Deus, uma freada de arrumação que, os motoristas de ônibus dão quando existe uma aglomeração de passageiros , apenas num local concentrado da carroceria.

    Um movimento certo!

    Seja muito bem vinda e semeie entre nós sua correta maneira de lidar com a palavra escrita.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  4. Também acredito que cada pessoa que passa pela vida deixa as suas historias
    Paulo gostei muito do post
    Já calcei as sapatilhas de balé... Agora o movimento certo é que é mais dificil...mas estou tentando acertar.
    Abraço Algarvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIAMANTINA,

      o movimento certo sai exatamente na hora que, o seu coração esquecer que você calçou a sapatilha e deixar que só ele fale por você.

      Coração sabe dançar muito nais que os pés,e as batidas dele são muito mais compassadas do que conseguiríamos com qualquer outra parte do corpo.

      Quer que eu minta?

      Um abração carioca neste coração Algarvio.

      Excluir
  5. Movimento certo... As vezes damos com a certeza que será certo e tropeçamos e caímos, as vezes na incerteza damos o passo e .... acertamos. A vida é sempre um risco, cada passo, uma incerteza por mais certos que pensamos estar, mas eu prefiro sempre calçar minhas sapatilhas e arriscar, não quero depois, me sentir uma covarde. Como sempre, adorável seu texto Paulo, deixo um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi NÁDIA,

    a vida é instigante, bela e estimulante por todas estas contradições.

    Sempre achamos que, dominaremos todas estas alternativas ou saberemos sempre ter a melhor opção entre tantas.

    Mas sabe NÁDIA, o bom da vida é quando o inesperado nos faz uma surpresa!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Paulo!

    Os meus olhos ficaram encantados com a beleza do seu blogue e fotografias de Morro Azul. O clima pacato desse lugar, lembra-me um pouco de Lumiar (distrito de Nova Friburgo, região serrana do RJ), pelas beleza naturais. Em relação ao seu movimento, que é de todos, tem vezes que acertamos, mais do nada vem um vendaval e estraga tudo. Viver é correr riscos, e não devemos ter medo disso, e sim aprender a enfrenta-lo. Irei ficar por aqui, e vasculhar suas escritas mais antigas. Eu Tenho um blogue de poesias, um pouco mais simples e humilde, mas é de coração. Mt me honraria receber sua visita. Já estou te seguindo. Um abração do amigo carioca da serra, rs.

    Fique na paz,
    Dan

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    PS: Tenho um amigo fotógrafo que tem um blogue tb de fotografias, mtas são do RJ e de uns lugares dessa sua região. Se quiser dê uma olhada.

    http://caligrafiadeluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi ANDRÉ,

    seja muito bem-vindo!

    Então,somos dois que, nos encantamos intensamente, com estes meus caminhos mágicos.

    Mesmo!

    Já estou seguindo você no seu blog que é sensibilidade pura, e à flor da pele.

    Parabéns!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. Creio fazer o movimento certo é a grande expectativa que todos nós temos e tememos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JULY,

      é verdade,concordo plenamente com você.

      Mas, veja JULY, sem temer e ouvindo sempre a voz da nossa consciência, este é o caminho.

      Um abração carioca

      Excluir
  10. Paulo,

    Mais um texto que pede BIS.

    O li, duas vezes, para melhor o interiorizar.

    De facto, a união faz a força, a coerência e o entendimento.

    Eu, que pratiquei ballet, quando menina, entendo bem essa arte de que fala, aqui, em sentido figurado.

    A ponta de cada um dos muitos pés, é a chave do sucesso.

    Um beijo da Luz.

    ResponderExcluir
  11. LUZ,

    no mágico balé da vida,cada movimento é um desafio,cada pedaço de palco uma conquista,a plateia atenta não perdoa e exige a perfeição.

    Na vida como no palco, o movimento tem quer ser o certo.

    Então os aplausos, caso contrario...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. Paulo, amei o seu texto !!! De uma sensibilidade impecável, metáforas inteligentes e sensíveis, muito bom gosto, e de leitura apaixonante !!!

    Beijos e inspirações Paulistanas ...
    Silvia

    ResponderExcluir
  13. PENELOPE CHARMOSA.

    Silvia,o amor faz a gente transcender da nossas nossas próprias limitações.

    É isso que ele motiva e provoca nas pessoas, afinal o amor é tudo!

    Mesmo sendo ficcionais. os textos às vezes levam a terceiros isso que generosamente , você acaba de fazer: O elogio, hoje tão escasso!

    Muito obrigado por tudo.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  14. Ouvi dizer que a vida é um espetáculo , cabe então a cada um nós decidir se seremos personagem principal ou coadjuvante da nossa própria história, que nem sempre terá um final feliz ou triste apenas a certeza que se viveu o mais intensamente possivel, apesar das virgulas existentes pelo caminho...

    Saudades daqui ... de vc ...
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir