JOGARAM NO VENTILADOR?




A impressão que dá é que cada um está indo para um lado diferente e, na realidade todos  para lugar nenhum!
Tá confuso!
Valores de ontem misturados com os atuais, num mesmo cadinho de uma sopa cultural em ebulição e o que tudo indica, ninguém disposto a abaixar o fogo.
A lógica parou de funcionar, as razões de cada um passam a ser as verdadeiras e salvadoras, o diálogo foi para debaixo dos tapetes dos conchavos destes com aqueles e daqueles com aqueles outros e sem ninguém entender muito bem o que quer.
Muita conversa, nenhuma solução.
Um intenso e infindável blá-blá,blá que não salva ninguém.
E por falar em salvar, lembro agora daquela historinha de um italiano  cuja notória verborragia e gesticulação incessante com as mãos e os braços hábito presentes em tudo que falava,certo dia quase afogou-se numa praia perto de sua casa e salvou-se exatamente, por este mania de gesticular desbragadamente o que serviu com remos vigorosos para ir à tona e para voltar a praia.
Diferentemente deste italiano,estamos afundando.
E o poço parece ser de profundidade intensa, pois, a cada tombo dentro dele, dezenas de outros se sucedem e a impressão que dá é que escolheram o ano de 2015 para exorcizar todos os malévolos hábitos desta nossa sociedade.
Isto é bom!
Mas aqui para nós, se tivesse começado no ano da graça de 1500, teria sido muito melhor!
Antes tarde do que nunca, mas o único problema é que o lixo foi acumulando tanto e agora parece que nem importando todas as caçambas coletoras do mundo, irá caber tanta e tão abundante falta de dignidade moral que impera nestas terras brasileiras.
Mas temos que ser otimistas, torcer para que a porca realmente torça o rabo para o bem de todos,que venha chuva de canivete e o mundo não termine em pizza , pois estamos empanturrados de tantas que nos empurraram goela a dentro.
Temos tudo para dar certo.
A natureza colaborou, a índole do povo em geral é extraordinária e os pássaros que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá.
Se esta turma que engana o povo através do voto tomar vergonha na cara,teremos amanhã uma nação da qual nossos netos e filhos, verdadeiramente, se honrarão.
E vergonha na cara, igual a que se exigia da mulher de César, o grande imperador romano,que não só tinha que ser honesta  mas, também, ter cara de honesta.
Como todo mundo está vendo a solução está na cara!

11 comentários:

  1. Há tantos mascarados, meu caro Paulo... que não se enxerga a "solução na cara"... E, o ventilador? Ar poluído... Odor nauseante... É um salve-se quem puder!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Célia Rangel,

    disse com propriedade:"Odor nauseante".

    Um abração carioca,Célia.

    ResponderExcluir
  3. O pior de tudo Paulo, é que "Temos tudo para dar certo.", como você bem diz, mas ninguém com decência, para que isso aconteça!
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. MARIA TEREZA VALENTE ,

    tudo isto tem um nome:Falta de identidade cultural.

    Vivemos, ainda, olhando e copiando o que vem de fora...de ruim é lógico!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, não estou tão otimista, tudo parado ou muito devagar. Os que querem agir são barrados. Não somos um país sério, infelizmente. Não acaba de sair coelho da cartola... Sei que muitos se vestem de otimistas, e entendo a vontade de sair do atoledo.
    "Quase todos os homens são capazes de superar a adversidade, mas se quiseres pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder". ( Abraham Lincoln)
    E aqui, sempre foi assim. Eu também queria uma pátria para me orgulhar.
    bjus.

    ResponderExcluir
  6. TAÍS LUSO,

    podemos nos orgulhar do país de todos nós, que não é o mesmo desta corja de corruptos que aparelharam as principais empresas do país.

    Gente afoita, despreparada, sem nenhum verniz de educação cidadã e verdeiras hienas que andam por aí rindo do país de todos nós, este sim o verdadeiro!

    Mas, as coisas estão mudando e, nunca se viu tantos ladrões de todas as camadas sociais,sendo condenados e passando os ultrajantes momentos perante a sociedade brasileira.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, meu amigo,

    Seu texto fala por todos nós brasileiros, que nos indignamos, a cada novo escândalo, existe sim, como bem escreveu, pessoas honestas, trabalhadoras, que confiam em um Brasil "Pátria amada e mãe gentil", que lutam no seu dia a dia, para dar o melhor à sua família e viver com honestidade.

    Sim, seria melhor se essa limpeza moral começasse em 1500, mas antes tarde do que nunca e sempre falo, o melhor caminho para mudar um país é votando com consciência, não se permitindo mais, ser gado de manobra eleitoreira...

    Sabe, todo ano de eleição, quando vejo aquelas notícias, de que um e outro eleitor vendeu o voto, brinco de forma irônica, aqui em casa, que algum político vai usar como slogan, a música de Zé Ramalho: Admirável gado novo, sei que é triste, mas como diz outra música essa de Gabriel, O pensador: "É pra rir ou pra chorar..."
    Gostei do texto, excelente desabafo, eu senti assim.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sub helena,

      e para não perder o melodioso ritmo que você criou para comentar usando trechos corretos de musicas excelentes, peço sua permissão para acrescentar a este quadro geral esta aqui:

      "Porque gado a gente marca
      Tange, ferra, engorda e mata
      Mas com gente é diferente".

      Disparada de Geraldo Vandré.

      Um abração carioca.

      Excluir
  9. Boa noite Paulo.
    Meu amigo, sinto o mesmo, só que sem muitas esperanças de ver melhoras, claro que torço diariamente por elas, mas não me iludo muito mais, há muito trabalho ainda pela frente.
    Meu carinho...

    ResponderExcluir
  10. SOU O QUE SOU,

    o pior é que aqueles que acusam os outros ,estão tão sujos quanto aqueles.

    "Chame o ladrão,chame o ladrão", como diria Chico Buarque!!!

    Um abração carioca e goste de ver você por aqui novamente!

    ResponderExcluir