JOÕES E MARIAS.


                                                              
                 Texto inspirado na música de Chico Buarque: João e Maria

                                          
A gente envelhece para quem gosta de envelhecer, a gente amadurece para quem gosta de amadurecer, a gente é jogado na vida da direita para a esquerda, do alto para baixo e alguns se despencam na ribanceira da infelicidade.
Mas nem todos nas suas idas e vindas, mesmo depois de rotulados pelos tolos e afastados pelos desistentes viscerais que pensam e analisam com o fígado, tem a oportunidade de parar e pensar: O que a vida vai fazer de mim!
Se parar para pensar você certamente descobrirá que mesmo montado naquele cavalo que só fala inglês e de mãos dadas com a noiva do Cowboy agora considerada sua princesa coroada e obrigada pela lei a ser feliz e mais ainda, apesar de ter que  enfrentar os alemães e seus canhões, assume a satisfação e o orgulho por sentir-se um brinquedo e um bicho preferido, que desconhece o medo e o faz-de-conta existencial que soma, subtrai, mas, quando multiplica ilusões destrói a realidade e fere o amor.
Quando alguém sumir do seu mundo sem avisar e espanar suas lembranças varrendo com a vassoura poderosa de piaçava grossa os vestígios de sua existência a dois naquele tempo da maldade você tem que se perguntar: O que a vida vai fazer de mim!
Se perguntar com os braços abertos para o céu, as mãos espalmadas e ávidas por abraçar aquele corpo seu e sentindo o seu próprio corpo agora extenuado pela ausência fatal e jogado no quintal daquelas noites que não terão fim, ficará sabendo que deixou de ser o bedel e também o juiz, então pare e continue a pensar: O que a vida vai fazer de mim!
Insista e arremesse com seu bodoque imensas e sólidas bolas de argila contra as muralhas da intolerância, continue correndo por entre trilhas de chão batido pelos pés rachados de quem anda independente do calor do solo procurando a verdade e insista cada vez mais e sempre que mandarem você desistir, continue insistindo que é muito melhor salvar a nossa própria razão do que ficar vivendo a superficialidade da honra e verdades das razões alheias.
Insista e você irá encontrar de novo a sua amada Maria, pois afinal, lugar de João se não for ao lado dela de que lado errado ficará?
E para o reencontro separe o seu melhor presente para ela que pode ser aquele vestido de chita rodado e rendado de um colorido lindo que você tanto sonhou que ela um dia pudesse usar e se mostrar bonita para todo mundo ver!

                                                                     

                                                                 

8 comentários:

  1. Bonito texto
    Gostei de ler
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Quando somos chamados à escola...

    ResponderExcluir
  2. KIQUE,

    obrigado e bom carnaval!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. Que bem que se inspirou na excelente música do Chico.
    "continue insistindo que é muito melhor salvar a nossa própria razão do que ficar vivendo a superficialidade da honra e verdades das razões alheias." Magnífico texto reflexivo, meu Amigo.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. GRAÇA PIRES,

    pensando bem, todas as nossas dúvidas vão diminuindo à medida que o envelhecimento chega com o necessário amadurecimento e integral exercício e afirmação da nossa própria personalidade.
    Obrigado por sua contumaz presença e estimulo!
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paulo! Sim, na medida em que amadurecemos, também envelhecemos, e essa compensação temos de engolir! Nada é de graça, e também me pergunto muito: o que a vida vai fazer de mim? Não sei, Paulo, apenas enquanto tiver neurônios eu quero é mandar nela, não ela em mim! Um pouco assustadora essa reflexão, mas essa parada temos de ir levando, enganando, empurrando com a barriga como diz o bom ditado. E depois, seja o que Deus quiser...rs
    Um beijo, meu amigo, uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir

  6. TAIS LUSO,

    enfim sós, nós e o fim!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Texto lindo! Muito bom.

    Se tiver um tempinho, entra no meu blog tbm. Um abraço.

    Marcella Vecchi
    https://myfeelings-mah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCELA VECCHI
      logico que vou ter um "tempão" para entrar no seu blog.
      Obrigado por seguir-me!
      Um abração carioca

      Excluir