LONGEVIDADE.



                                                                               


Sem dúvida,foram realmente espetaculares os avanços da ciência nos últimos anos,porém uma das principais causas da longevidade não se compra na farmácia e muito menos não está nos consultórios médicos. Os segredos da longevidade estão dentro de cada um de nós e um deles é a nossa herança genética com as suas intricadas e pouco explicadas existências de telômeros que seriam estrutura proteicas construídas por uma molécula de DNA ainda em estudos.

O outro segredo este sim, não precisa de mais nenhum estudo,pois,quem convive com ele é sempre jovem, valoriza muito e cada vez mais a vida, afasta a depressão indesejável quando ela tenta se aproximar,vive com uma pele ótima e reluzente, está sempre de bem com a vida: O amor romântico!

E aqui fica explicitado este tipo especifico de amor, o romântico, pois, todos os outros tipos ajudam a termos relacionamentos mais fecundos com familiares, amigos e a sociedade em geral, mas, viver mais e com saúde e muito prazer, só o amor romântico propicia.Nada melhor para o psiquismo humano que acordar e lembrar que seu coração está preenchido e envolto por uma mágica nuvem de carinho e ternura que lhe traz todas as motivações para esquecer a zica ,chikungunya,dengue, febre amarela ,terrorismo no oriente, reforma da previdência, tributária, falas desastrosas e condenáveis de políticos idiotas, escalada da violência social, desigualdades sociais cada dia mais imoral, as contas a pagar durante todo o mês e o escambau!

Um coração que ama só tem olhos para a realidade da pessoa amada. Sua melhor leitura é do rosto perfeito que se lhe apresenta com sorrisos nos lábios todos os dias e as melhores reportagens são aquelas que exploram o corpo e a alma de quem lhe dá animo irrestrito para continuar a viver.

Esse amor pode nascer em qualquer idade, qualquer lugar, porém se é tardio e chega quando parecia já termos conseguido tudo da vida pois, essas e aquelas rugas aqui e ali tornam-se as mais flagrantes das evidências de um corpo cuja matéria perecível sente o tranco da vida e que ,no entanto agora e  sem dúvida nenhuma,vai ter que duelar contra o nascimento de um amor que é imortal e vai querer resgatar para aqueles que amam uma nova vida de plenas emoções.

Explodimos em desejos e rejuvenescemos a cada dia que o calor da pele do outro que amamos nos incendeia de expectativas, fantasias e vontades.

Está tudo dentro de nós e só precisamos deixar que sem pejo nem pudor, passemos a voltar a ter o direito a uma nova vida que já vinha se tornando insossa,remanchona,lenta e para muitos insuportável.

Vivamos a nova vida!


9 comentários:

  1. Tanta verdade nestas palavras
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Em verdade te digo…

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    O seu texto é muito bom. Porém, muito se fala na IA, a Inteligência Artificial, que segundo a ciência é similar à inteligência humana, só que exercida por mecanismos e softwares.
    Mas, e sempre tem um MAS nessa vida, em um Mundo onde não anda existindo inteligência humana, contarmos com a biologia do genoma, onde a nossa informação hereditária está codificada no DNA, me parece algo ainda distante de ser colocado em prática, em um Mundo onde o ser humano não consegue parar de pé em um patinete... Ou, o que é pior, não sabe viver longe de uma tomada, para recarregar o celular.
    Mas, como você bem disse, "Está tudo dentro de nós..."
    Um forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jornalista Douglas melo,

      e se está tudo dentro de nós é só botar pra fora dom senso de solidariedade,empatia e sobretudo amor ao próximo, exatamente e de forma milenarmente ancestral a genética humana tem sabido suportar os trancos e barrancos da persistente embrutecimento cultural dos nossos mais nobres valores.
      Então, vamos amar até a última chance!
      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Que inspiração!
    Às vezes, me pego pensando que tudo isso nada vale!
    Às vezes, gostaria de esquecer meu DNA, as contas, as desigualdades sociais, meus alunos, meus gatinhos, deixar realmente minha mente descansar. No entanto, ela não descansa.
    Amores? Acho que só atrapalham.
    Insossa? Nem sonhando.

    Beijinhos, meu querido.

    Proseando num dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLÉO,

      quantos de nós só pega no tranco? Quantos de nós só conhece o amor através da dor? Quantos de nós duvida da capacidade humana de poder ser eternamente feliz?
      Tem que pagar pra ver!
      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Muito bom o seu texto. Concordo com o que diz do amor romântico. Quem o sente rejuvenesce e tem vontade de viver a vida de um jeito feliz.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. GRAÇA PIRES,

    é bom demais , não é?
    Fala serio!
    Beijo.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paulo, como vai você? Faz tempo!
    Olha, a longevidade é muito relativo, conseguimos se vivermos o mais feliz possível. E felicidade é ficar bem longe da dor física e das 'incomodações emocionais'. Não aceitá-las. Essas duas é o que a humanidade mais tem, uma zorra total. E entrando mais objetivamente na longevidade, essa depende em parte da hereditariedade, sim, como também dessas duas coisinhas que citei. Longevidade se consegue é vivendo em paz, sem estarmos em permanente rebuliço por dentro até alcançar um AVC, um enfarto fulminante ou um câncer, pois toda nossa bagunça somatiza. Em suma: longevidade é viver feliz e amar, sim, mas só se consegue isso, traçando metas para vivermos. Está tudo conosco!
    Beijo, meu amigo, uma ótima semana...em paz!

    ResponderExcluir