NOVOS LARES PARA VELHOS DIABOS.

                            

Foram surpreendentes as manifestações em número e extensão dos comentários sobre nossa última postagem: A ofensa como adorno.

Particularmente, sinto-me exorcizado e, como o diabo costuma se esconder nos detalhes, até cheguei a pensar que novamente este avermelhado e indesejável anjo caído, tivesse me empurrado para uma armadilha, mas não conseguiu, pois as respostas de vocês , me abençoaram!

George Bush foi diabo ao adornar-se com uma pretensa e mentirosa ofensa, a de que os iraquianos  amedrontavam, acuavam e, ameaçavam com o poder de bombas químicas que poderiam acabar com o mundo.

Justificou assim, a sua estapafúrdia estratégia cretina para invadir o Iraque e dar a humanidade aquela demonstração pífia de insanidade com o máximo de legitimidade , coerência e respaldo político, até descobrir-se o engodo.

Antes , muitos outros líderes políticos fizeram o mesmo.

Entre eles Hitler que, adornando-se com uma ofensa por ele criada, jurava de pés juntos que, os judeus eram a malignidade explícita sobre a terra, a fonte de todos os males e no holocausto assassinou covardemente , seis milhões de inocentes.

Os casos seriam incontáveis, mas fica entendido que é sempre necessário criar-se um fiel depositário externo dos tsunamis de consciência daquele que, esta sendo estraçalhado por ondas de sofrimento incontroláveis, como solução e reparação da sua dor.

Então,cria-se a ofensa inventada e que, serve para adornar a feiura das suas contradições, sempre muito inteligentemente elaborada e colocada na prática.

Quem assim age, não tem outra opção, ou escuda-se numa inexistente desculpa doentia e reincidentemente atribuída a terceiros ou terá que encarar de frente o odor insuportável da realidade das suas medíocres existências e isto, certamente, os levará  ao conflito definitivo, a derrocada inevitável e causa de todas as  patogenias sociopsicológicas.

O mecanismo de defesa psíquico e inventivo deste processo, nos relacionamentos sociais, é sempre tirar de dentro de si, afastar, projetar ou deslocar a monumentalidade de uma insuportável dor para terceiros e responsabilizá-los, como forma de dar aos seus diabos, novos lares e bem distantes do seu.

Para isso é necessário que, o outro saiba de tudo sobre suas escarpadas montanhas de problemas, tome conhecimento de tudo, ouça tudo, seja informado de tudo e passe a ser portanto, cúmplice e tecnicamente, responsável , por um balaio de gatos no cio que lhe cai no colo.

Verdadeiro cio que esgarça as partes intimas de quem esta sendo estuprado pela realidade insuportável e encontra no seu mais próximo, aquilo que Bush viu no Iraque e Hitler , nos judeus.

É a mentira de uma verdade inexistente que, é plantada na consciência dos outros, criando assim,um entorno existencial confortável para aqueles que salpicam problemas e, depois se adornam com pseudos ofensas vindas daqueles que nunca pediram para ser guardiões ou compartilharem de coisa nenhuma , mas  apenas, se lembram daquilo que lhes foi relatado.

Este é o processo clássico de formação de uma das mais graves e insidiosas doenças dos nossos tempos , a esquizofrenia.

Cria-se e justifica-se um mundo externo inexistente, agressor e destrutivo pois ,o verdadeiro é insuportável e, queima na alma como o fogo eterno.

6 comentários:

  1. " A cidade não pára a cidade só cresce o de cima sobe e o de baixo desce"
    ( Chico Science)

    um autentico 2013 para voc^.

    ResponderExcluir
  2. MARGOH,

    igualmente para você e vamos ficar combinados:É ou não é um balaio de gatos no cio?

    Abração carioca e estamos juntos e misturados em 2013.

    ResponderExcluir
  3. Hitler, Bush e tantos outros ditadores, com sua sede de limpeza e de um "pseudo" mundo melhor (para quem?), mentes doentes, apoiadas por entidades demoníacas e que literalmente não são do nosso planeta, queriam e querem acabar com o povão e aos poucos que restarem, fazerem deles seus fantoches. O povo anda alienado, parecendo bonecos controlados e só enxergando o que as grandes potências mundias querem que seja visto. E o povo não percebe, atentos às bobagens, idiotices das piores qualidades que eles jogam na mídia para distraí-los enquanto esses monstros maquinam suas atrocidades para exterminar a população. Só não sabe quem não lê...
    Apesar de tudo tento imaginar que no mundo ainda existem pessoas que querem a paz e como sou positiva, espero sempre o melhor. Feliz 2013 querido amigo e parabéns por seu excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E NÁDIA,

      este seu competente comentário é correto!

      Ocorre à nivel geral das nações e particularmente,para cada um de nós.

      Nunca foi correto afirmar-se que a sociedade é a "soma" dos seus individuos , não é.

      A sociedade é a "sintese" de todas as contribuições individuais,e só para lembrar: a soma seria agregar apenas cada uma das nossas ações à outra .

      Já a síntese concorre para uma mudança e determina outra qualidade de categorização maior e diferenciada do que simplesmente a soma das individualidades, em conteúdos e valores.

      As crescentes patologias sóciopsiquicas individuais, ao alcançarem os planos da sociedade humana em geral, estão gerando e cada vez mais , prejuíjos qualitativos devastadores nos valores morais, éticos ,filosóficos, políticos ,enfim...

      Nádia, assim como o bebes não existem sem suas mães, os valores sociais, também, apodrecem e degeneram quando ficam orfãos das nossas paternidades responsáveis.

      Tá feia a coisa!

      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Amado Paulo,
    Prefiro suavizar oferecendo uma taça de vinho geladinha para você e seus leitores.
    Desejando uma semana de harmonia e meu abraço fraterno.
    Continua o convite para quando vier para SP, visitar o Perseverança.
    Bj
    Nicinha

    ResponderExcluir
  5. OI NICINHA,

    o amargo das palavras podem gerar uma doce sensação após expressadas, porque o ser humano é absolutamente inclinado a dialogar até as últimas possibilidades.

    Aceito o vinho, e geladinho então, é tudo de bom!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir