ATRAVÉS DA JANELA.




É comum que na vida, nos mantenhamos restritos às percepções menores e as mais inadequadas para que possamos ver a vida em toda sua plenitude e suas possibilidades reais que encontraremos pela frente.
Isto porque, a rotina da existência, o dia-a-dia dos nossos compromissos nos impõem sempre uma maneira restrita de organização mais burocrática de resolver as questões do que, a oportunidade de criarmos, outras opções, para antigos ou novos problemas que se nos apresentam.
Além de mais comodo, isso nos dá mais tranquilidade e segurança, para continuarmos a sermos eficazes com nossos desempenhos que, diariamente nos parecem ser os mesmos e enquadrados naquela chatice e mesmice de que nada de novo no horizonte se nos apresenta.
Então, o que foi feito ontem será da forma como nós nos resolveremos hoje.
As mesmas  formulas e as mesmas atitudes, poios afinal, é assim que, sempre foi, e qual a razão de mudar sem aparentes necessidades explicitas?
Seria esta , mesmo para os processos mais rotineiros das nossas vidas o enfoque mais produtivo e a melhor maneira de os resolvermos, ou seja sempre adotando formulas que sempre deram para o gasto.
Com certeza que não!
Pode ser mais comodo, podemos nos sentir mais seguros, e nem precisarmos de grandes esforços mentais, para continuarmos a tocar aquela embarcação da vida por um rio que julgamos que por ter sempre  a mesma aparência, pensarmos que será sempre o mesmo e  não necessitando de maiores ajustes nas nossas condutas , para navegá-lo.
Ledo engano, pois aqui começam nossas reflexões e, a mais importante é a de que, nenhum rio é o mesmo apesar de suas águas passarem sempre pelo mesmo lugar, entre as suas margens.
As águas são sempre outras,a quantidade de peixe ou poluição são sempre diferenciadas  o seu volume aparente de águas comportadas são alteradas seja, pela evaporação, seja pelo alargamento das suas margens, ,pela quantidade ou ausência de chuvas e quem sabe ontem estavam mais turvas e hoje, mais limpas e cristalinas.
A verdade é que , assim como, aparentemente um rio é sempre o mesmo, ele nunca se repete nas condições do que ela era ontem.
A isso é que devemos estar absolutamente capacitados para diferenciar,perceber e encontrarmos então, novas formas de lidarmos com uma situação que se apresenta como igualzinha as de sempre, mas que se acurarmos a nossa percepção verificaremos que são essencialmente diferentes pelas suas novas e sutis peculiaridades.
É como se deixássemos de olhar para uma janela e só vermos os seus contornos , se os vidros estão mais ou menos sujos, ficarmos admirando sempre a cor , o formato e arrumação das cortinas e nos esquecêssemos que, na verdade, isto o fazemos diariamente, porém o que fundamental é que, não olhemos para a janela, e sim, para a vida que passa lá fora, através dela.
Simples assim, é só uma questão de novas percepções para antigas imagens e situações.
Isto é crescer!


6 comentários:

  1. Que texto magnifico!faz a mente parar e voltar , de uma forma mais realista, obrigada por me acordar nesta terça-feira com palavras que diria é como se vc estivesse ao pé do ouvido.
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NICINHA,


      espero poder ficar ao pé do seu ouvido e com isto dizer o que penso e colocar-me à sua disposição para ouvi-la sempre que necessário!

      Esta troca é a essência do crescimento .

      Um abração carioca.

      Excluir
  2. Sou como um rio, aparentemente por fora pareço a mesma, mas por dentro tudo em mim grita, clama por mudança. Sou uma pessoa aberta a mudança e muito observadora, estou sempre atenta a tudo e não crio obstáculo para sair de uma situação ou de perto de pessoas que me incomodam ou me fazem infeliz... mesmo que doa... Texto excelente! Paulo, bjus para ti seu maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é NÁDIA ,

      essa força interior que não se deixa vencer por nada é que, motiva cada um de nós, a estarmos sempre preparados para encontrar as melhores opções, estejamos em que rio ,estivermos navegando.

      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Isto de fato é amadurecer. Olhar o lado bom da vida... Aliás, a beleza está nos olhos de quem vê.

    Obrigada pelo carinho no meu blog :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LETICIA,

      seja muito bem vinda e que esta presença seja, cada vez, mais constante.

      Um abração carioca.

      Excluir