JARDIM DA ALMA.



                                                   

Posso atrever-me em perguntar como vai este jardim plantado na sua alma?
Desculpe, não é intromissão na sua privacidade, mas estou apenas querendo saber que cultivas mais flores e de que tipos, os tamanhos, as suas fragrâncias, só isso, pois, tenho tido a impressão de que, como não chove emoção há muito tempo em você, quem sabe a terra esteja árida, rachando, inóspita.
Se for assim, não se habitue as estas péssimas condições, elas matam qualquer florada, e sem floradas não existem pólen, sem pólen escasseia o mel e escasseando o mel que, gosto amargo fica na boca, na vida.
Concorda?
Tenho tido a impressão que aqueles lírios que ficavam logo na entrada do seu jardim devem ter crescidos e as rosas, plantadas um pouco mais lá atrás devem estar multicoloridas em brancas, vermelhas e amarelas, mais das amarelas, muito mais das amarelas, afinal estas são as suas favoritas.
Queria saber também se predadores têm prejudicado o crescimento delas, infestando-as de maus agouros, grilos indesejáveis, saúvas oportunistas, invejas pequenas de quem nunca cultivou flores, jamais dormiu com o insubstituível aroma dos jasmins do cabo, fartos, em cachos, generosos, parecendo querer cobrir a vida de branco emoldurando em perfume tão desejável, todos os ares que respiramos.
Vou lhe confidenciar uma intimidade: Jasmins me excitam, acho que é por me lembrarem a pureza do branco, a timidez que vejo nestas flores frágeis, a abertura encantadora de suas pétalas ensejando a facilidade dos beija-flores ao penetrá-la, sugá-la, alimentação sublime de um néctar que dá vida.
E como melhora a pele!
Amor de pele esfrega em poros, esquenta em sensibilidades, implode em jorros de prazer de vida, alternativa única de sentir a eternidade.
Mas não queria tergiversar tanto, ir mais longe do que deveria, nem atravessar outros oceanos de fantasias e muito menos tentar encontrar estrelas habitáveis no céu.
Não, não quero isso agora, agora quero somente saber como andam as flores do jardim da sua alma.
Regadas?
Faça isso sempre, não perca para o desânimo afinal, todos nós sabemos que, quando alguma coisa vai mal nas nossas vidas a primeira da qual esquecemos é continuar a dar vida às flores das nossas consciências.
Se as nuvens das tempestades não passassem, teríamos um dilúvio por semana e isso não é verdade, houve um só e, outro, vamos torcer para que não se precipite de novo.
Também, a maioria dos vulcões das nossas mentes está aparentemente extintos, para que provocar suas possíveis e teóricas erupções novamente?
Deixemos o Vesúvio em paz e, Pompéia soterrada, não deverá ser repetida, pois, o calor das suas lavas e o devastador efeito do seu magma, é insuportável.
Todo bom compositor gosta de dizer que, para não dizerem que ele nunca não falou de flores, enaltecer em versos e harmonias outras a gardênia, margarida, rosa, girassol, tulipa e...
Não, esta flor eu não vou colocar aqui, esta última espécie de flor é minha, tem o seu nome, e só é encontrada no jardim que plantei, não na minha alma e sim, no meu coração.
Ela é única, mas sobre pedra,jamais iria florescer.

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Onde estava o seu pensamento quando escreveu este texto maravilhoso? e o que falar de seus sentimentos nesse momento? então querido Paulo, você colocou nas entrelinhas o que há de mais belo, o seu sentimento sendo detalhado em palavras...tem até uma palavra estranha para mim, rsss (tergiversar); e no descritivo desta bula um apoio para se refletir no que se vive no momento, incentivo para o ânimo, para a vida.
    Não é primeira vez que me deparo com esse encantador escritor de palavras que toca profundamente em meu coração, e acho que no coração e na mente de quem parar por 2 segundos e ver que tem algo semelhante que precisamos dar o devido valor e atenção. a VIDA, que cada um tem um jardim e cuidar dele é essencial.
    Agradeço por este privilégio de estar em sua casa mais uma vez.
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERSEVERANÇA,

      meu pensamento sempre está onde o amor é possível e, a possibilidade do amor é sempre estar presente onde você quiser apostar e acreditar nele.

      E muito bom, Nicinha, saber aquilo que escrevo encontra refúgio nos corações de terceiros, afinal há imenso e envolvente clima de mutuas aceitações entre aqueles que elegem os mais nobres sentimentos, para vivenciá-los.

      E com certeza este é o seu caso!

      Quanto ao privilégio continua sendo o meu de poder compartilhar aquilo que você gosta.

      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Essa tua intensidade é bonita demais e encontra uns caminhos poéticos pra dizer as verdades, que encanta.

    Plantemos!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. MILENE,

    Intensidade que se assemelha com a INQUIETUDE que dá nome ao seu blog excepcional e, principalmente a esta última postagem, na carta que escreve a Dilma.

    As mesmas verdades inclusive, são absolutamente coerentes tanto das minhas verdades em relação ao amor, quanto as suas , concernentes ao que escreveu, e que qualquer brasileiro assinaria embaixo.

    Plantemos, muitos, em almas e corações!

    Um abração carioca MILENE.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, lindo texto! Como é indispensável atentarmos para o jardim existente dentro de cada um de nós, que cuidemos dela a cada dia, que cultivemos esperança e amor, que as dificuldades possam ser superadas com coragem e que deixemos que o amor floresce, afinal, é ele o composto principal do pólen de nossas flores...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sub helena,

      o pólen que fertiliza,literalmente!

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Olá, Paulo,

    Mais um presente recebo ao ler esse seu texto, delicado, amoroso, sensível... Amor puro; para alguns tão esquecido; para nós presente, aqui e agora, tão importante, do qual tanto gostamos de falar e sentir muito mais ainda.
    O jardim plantado na minha alma vai muito bem, obrigada. Rs. E é tão bom sentir-se assim, pois esse jardim transborda para fora de nós na ajuda à vida diária.
    O que falta em alguns seres humanos hoje em dia é lembrar que o amor
    não deixou de existir em todas as suas formas, e que para todas as reclamações constantes que ouvimos talvez pudessem ser minoradas com a sensibilização pelo amor.
    Adorei o texto e acabo de guardá-lo em meu coração.

    Um abração paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERA,

      haveria presente maior do que guardá-lo no seu coração?

      E que faça você sempre e cada vez mais feliz, pois o amor é tudo!

      Um abração carioca.

      Excluir
  7. Talvez haja um lugar de culto no coração de quem sabe conservar o amor como quem trata de um delicado jardim...
    O seu texto é um apelo à nossa sensibilidade, já que as flores nascem onde menos se espera... Gostei.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA,

      o amor é este inesperado que vive nos surpreendendo.

      Uma força que não tem outra força maior que o detenha, e todo amor que se preza sabe disso e por esta razão ele sobreviveu através dos milênios das nossas existências.

      Graças a Deus!

      Um grande abraço carioca e espero que seu Portugal com Cristiano Ronaldo e companhia, sejam hoje bem sucedidos.

      Excluir
  8. Não conheço escritor que use tão bem a metáfora para produzir excelentes textos, como você, Paulo! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VITORNANI,

      vindo de você é absolutamente,consagrador para mim.

      Obrigado mesmo!

      Um abração carioca.

      Excluir
  9. O amor é o que da vida as nossas vidas... por isso é preciso cultiva-lo em solo fertil... se assim nao o fizermos nada fara sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRIDA,

      numa das falas finais de Hamlet,ele diz que depois da morte dele tudo será silêncio.

      E por maior palavrório que possa existir em torno dele, se nada fizer sentido, silêncio também seria, pois as palavras ditas que não fazem sentido é o silêncio.

      Uma vida sem amor, são palavras que não fazem nenhum sentido.

      Um abração carioca.

      Excluir
  10. Olá Paulo, quanta sensibilidade em sua escrita.Sempre que falamos sobre o nobre sentimento: Amor, tudo parece valer a pena.Realmente precisamos cultivar nosso coração com boas energias, termos bons pensamentos,saber rir das pequenas coisas, abraçar um amigo, auxiliar a quem precisa, e aí, mora o Amor, que com certeza, estará sempre em terra fértil. Gostei muito do seu texto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. MARLI,

    quem ama estende a mão.

    Fiquei muito honrado com sua visita e volte sempre.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. Não sei como não conhecia esse aqui!
    Adorei o texto!

    Bjs

    www.lucadantas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LU,

      bem aqui está, é isso que para mim é muito gratificante.

      Volte sempre .

      Um abração carioca ,LU!

      Excluir
  13. Nossa que texto LINDOO Paulo. Adoro seus textos e não sei como você consegue passar todos os seus sentimentos em palavras tão belas. Sucessos e muita inspiração pra você rapaz. Abraços, Camile.

    ResponderExcluir
  14. CAMILE,

    sentimentos para serem traduzidos em palavras, eu concordo com você que, são mais difíceis.

    Atos, exemplos e comportamentos, muitas das vezes saem de nós quase que instintivamente, no impulso, sem racionalizações.

    Um abração carioca,Camile.

    ResponderExcluir
  15. Vim aqui depois de resolver o que me
    impedia de vir a seu blog
    para fechar meu domingo aqui;
    ja que não foi possivel abri-lo.

    Seu texto é extraoridinariamente
    real alem de belo.
    Posso responder a cada uma
    das arguições feitas, mas
    não vou.
    Digo somente que tenho um jardim na frente do apartamento que moro,
    ele é de minha responsabilidade.Digo que quando estou em
    paz comigo, meu lirio de fato floresce.
    Tenho jasmim plantado sempre florescendo.
    Minhas rosas são lindas, a mais bela é a branca e
    não tenho amarela.
    Somente a acerola apos florescer timidamente
    não seguiu adiante e sem dó a podei.
    Se seu texto é metáfora ou somente poesia
    eu não sei, mas fala diretamente a minha
    forma de ver a vida.
    Bela nova semana e obrigada pela
    presença e argumentação la no blog
    Coisas de Homem Sim, vou seguir nela.
    Sou sua fã e se me permite, com todo respeito digo
    ser vc o máximo!
    Bjins
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REFLEXOS D'ALMA

      sua contumaz generosidade e competência nos seus blogues a tornam , absolutamente diferenciada.

      Muito obrigado por tudo e uma bela semana!!!

      Um abração carioca.

      PS.Gostei de saber que resolveu seus problemas técnicos.

      Excluir
  16. boa noite, Paulo,

    Muito bonito seu texto.

    Estou sempre alerta com o jardim do meu ser!

    Quero que minha passagem por aqui, seja harmoniosa com o TODO, então, procuro retirar as ervas daninhas, senão elas sufocam as flores e se isso acontecer com frequência, impedirá a evolução natural...

    Gostamos da sua presença bonita em nosso blog.

    Quando puder, volte...ficaremos felizes!!

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LILASEAZUIS GATA,

      nada melhor que cuidar intensamente, do jardim de nossa alma,caminho seguro para nossa harmonia,também com o todo das nossas vidas, acredito nisso.

      Somos seres todos , num só!

      Muito obrigado e volte sempre.

      Um abração carioca.

      Excluir
  17. UN TEXTO EXCELENTEMENTE GESTADO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RELTIH,

      obrigado e gostei muito do seu blog.Vou estar sempre por lá, do qual já sou seguidor.

      Um abração carioca.

      Excluir
  18. Paulo, que beleza de texto poético! Achei lindo seu blog e já acrescentei seu link lá no meu Asas dos versos. Abraços,

    ResponderExcluir
  19. ANNE,

    texto poético fica por conta da sua generosidade e estou seguindo você em todos os seus blogues.

    Por lá tem tudo para todos os gostos e acredito que assim devam ser as postagens.

    Dá trabalho , mas recompensa ver que pessoas, por exemplo como você, prestigiam a gente e ainda elogiam.

    O amor pode tudo!!!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir