PEDIR SÓ O QUE É POSSÍVEL.

                                        


A informação de uma geração para outra é essencial para a melhoria das condições humanas sobre a Terra, afinal o que foi feito antes e que deu certo deve continuar o que, deu errado, espera-se que não se faça mais.
Pelo menos na teoria esta é a forma mais adequada de fazermos um mundo melhor.
E entre os pais esta deveria ser uma grande preocupação, pois, passar para os novos habitantes da casa noções básicas de cidadania e urbanidade, iria contribuir para o almejado e sempre esperado, mundo melhor.
E o caso daquele pai que acreditava, exatamente nisto e conversava com o filho:
Pai - Você sabe meu filho que a camada de ozônio está com um imenso buraco devido às emissões de gás carbônicos em excesso que mandamos para a atmosfera, não sabe?
Filho - Sei sim meu pai, isto é perigoso para a vida na Terra.
Pai- Cabe a você meu filho zelar para que isto não continue. E você também sabe que, estão devastando as florestas, derrubando tudo quanto é árvore, fazendo queimadas, destruindo o solo e que, em algumas regiões do nosso planeta, já nem são mais agricultáveis, não sabe?
Filho – Lógico meu pai, além de saber, acho terrível tudo isto.
Pai - Então, filhinho querido espero que, você possa ajudar a dar também um jeito nisso. E o principal é que você saiba que os mares, os rios, as lagoas,as baias de todo mundo estão sendo poluídas pelo despejo de matéria orgânica, neste lugares.
Filho - Cocô não é papai?
Pai - É filho, cocô também, além de lixo de todas as outras espécies como carcaça de carro velho, camas, colchões inservíveis...
Filho - Fico muito triste...
Pai - Estão terminando com a maioria das espécies animais como os veados pampeiros, a ararinha azul, o urso Panda enfim, uma carnificina só meu filhinho e você deve lutar para acabar com isso, promete?
Filho -Vou sim, meu pai!
Pai - Eu espero e acredito muito em você. Inclusive preste muita atenção ao fato de que, a nossa sociedade está ainda sofrendo uma poluição e estrago muito pior qual seja, a dos valores morais, da ética e de todas as formas de relacionamento entre nós seres humanos que hoje parecem mais animais irracionais do que civilizados.
Filho - É pai a coisa ta feia!
Pai - Tome as iniciativas filho para ajudar a acabar com esta podridão
Filho - Vou sim, pai. Posso fazer só uma pergunta?
Pai - Pode meu filhinho.
Filho - Quando é que o senhor vai pedir a Deus para descer aqui na Terra para trabalhar comigo e me ajudar?
Pai - Ele não pode descer, Ele já está aqui
Filho - Pai o senhor não compreendeu, eu disse pessoalmente, pois, precisaria ter milhões cérebros, de mãos e de pernas para fazer tudo isto que o senhor acaba de me pedir. Não quero decepcioná-lo e não é desrespeito, mas Deus vai ter que descer sim, e colocar comigo a mão na massa, aí eu atendo todos os seus pedidos.

20 comentários:

  1. Olá, Paulo!
    Creio que mesmo com a ajuda pessoal Dele, a coisa tá difícil de mudar pra melhor!
    Esse diálogo, já é uma utopia nos dias de hoje, certo?
    Faltou o filho dizer: " Me inclua fora dessa, velho!". "Tô fora!"...rss
    Um abraço e bom fim de semana!

    VitorNani & Hang Gliding Paradise

    ResponderExcluir
  2. VITORNANI,

    é verdade, como dizemos por aqui, "tá difícil segurar com a mão".

    Um abração carioca e bom fim de semana,também!

    ResponderExcluir
  3. Apesar da boa vontade de alguns poucos... é dificil reverter o estrago ja feito...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. FRIDA,

    se esta boa vontade de alguns poucos se tornar a determinação de todos nós, vamos chegar lá!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paulo! Enquanto lia sua 'crônica-diálogo', pensava: - se eu fosse o filho teria perguntado ao pai o que ele tem feito para aliviar tamanha decadência de valores humanos com a natureza... Que mundo estamos deixando para nossos 'herdeiros'?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CÉLIA RANGEL,

      bem lembrado, afinal talvez estivesse ali um pai que pedia ao filho para limpar as sujeiras para as quais ele tenha diretamente colaborado.

      Quem sabe?

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Boa noite, Paulo, belo texto. Tenho pra mim que o melhor é não esperarmos pelos outros, mesmo que seja pouco, o importante é que reagimos, arregaçamos as mangas, estendemos as mãos e fizemos a nossa parte, para amenizar um pouco, todo o estrago já feito.
    Minha humilde opinião.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. sub helena,

    realmente, é hora , antes que seja muito tarde, começarmos a faxina.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. Feliz sábado!
    Querido Paulo, suas exortações são puras e autenticas paraos dias de hoje; porém o diálogo entre pais efilhos devido a modernidade e as necessidades pessoais de cada um, acabou por afastaro principal "respeito", que se diga que tempos antigos pedir a benção aos mais velhos / sim senhor ou sim senhora / eram normais se ouvir, quando muito "fala pai estou ocupado que saco..." e assim por diante. Para reforçar quem já não leu a história do filho pródico contada por Jesus?
    E assim pedir ao nosso Criador que os "diálogos " possam se tornar possivel abreviados por muita compreensão e respeito.
    Nosso Criador está sim nos mais altos céus, mas também muito mais perto e atendendo nossos pedidos de acordo com nosso merecimento.
    Grande abraço, gosto muito dos textos que coloca com enfase em familias.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  9. NICINHA,

    seu comentário seria digno de um texto.

    Belíssima reflexão e aguçada capacidade de ler nas entrelinhas todas as nuances que tento colocar nos meus textos.

    Gosto muito , por esta razão, quando você comenta por aqui.

    Um abração carioca Nicinha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Paulo, o diálogo é bonito, sem dúvida, puro, respeitoso, mas longe da verdade! O homem está conseguindo acabar com tudo e vai conseguir! Dê mais uns anos e tudo irá pelos ares, ou com guerras inconsequentes ou com trabalhos de formiguinhas: cada um destruindo um pedacinho... Não acredito no ser humano, na sua ganância, no egoísmo, na irracionalidade. A maioria quer saber do 'seu', olhe o que anda acontecendo ao nosso redor, aqui e acolá...
    Fico com a bonita imagem do diálogo.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  11. Olá TAÍS,

    ainda bem, e apesar dos pesares, você conseguiu de forma generosa ficar com alguma coisa bonita de todo este filme de terror que nós estamos protagonizando em relação a natureza.

    Uma ótima semana e estou sempre no seu excelente blog.

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo, parabéns pelo blog, estou a te seguir. Estarei visitando os outros também. Aguarde.
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir

  13. RUTE,

    seja muito bem vinda, você que possui um blog excelente e se dedica a uma nobre função educativa nele, e deixo aqui o endereço dele e recomendo a visita de todos.

    rute-rute.blogspot.com.br

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Paulo, pela divulgação. Infelizmente, muitos não levam a sério o trabalho de contação de história. Acham que é um passa tempo. Ser mediadora de uma história ou leitura, não é passa tempo pelo contrário, é dividir a leitura e histórias com outros para que tenham cada vez mais vontade de ouvir ou lê
    Ainda bem que tem pessoas como você, que acreditam nesse trabalho.

    Sim terei maior prazer, em comentar sobre o Livro> Meu pé de Laranja de José Melo Vasconcelos na Literatura. Comentarei no blog no post
    Quarta-feira-Literatura responde.

    Só peço que tenha um pouco de paciência não sei se visualizou no blog, mas em uma das postagens, comentei aos leitores que voltaria responder as perguntas e dúvida sobre Leitura e Contação de História, já que a última quarta-feira , responde na literatura, foi no ano passado,em abril.(Devido a contratos na livraria e editora a qual trabalho com viagens e lançamento de autores e cursos, não tive tempo de responder as perguntas. Devido a cobrança voltei...
    Voltando hoje a responder novamente na Literatura. Tem muita gente na sua frente.com perguntas e respostas. Pelo meus cálculos , colocarei a minha reflexão sobre o livro a qual mencionou na última quarta-feira de maio. Espera até lá? rsrs...

    Fico feliz que tenha gostado do blog, como também gostei do seu cantinho. Estarei indo visitar os outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. RUTE,

    faça o que for possível neste caso especifico do Meu pé de laranja lima, pois, o impossível você já faz na sua vida profissional que é levar a leitura através da oralidade das suas histórias.

    Meus respeitos por estas atividades!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    É muito bom poder estar lendo mais um ótimo texto seu.

    Senti neste seu texto o reflexo real da situação física do nosso planeta Terra, imperando a destruição da natureza; e, a situação da sociedade no que diz respeito a valores morais e educacionais... e outros.
    O diálogo pai e filho que você retrata cuidadosamente é aquele que na verdade estamos precisando e esperando que ele aconteça. Assusta-nos esse mundo tão conturbado. Mas, continuo acreditando no respeito e no amor, base de tantos outros valores importantes na convivência com o nosso próximo e com tudo que nos cerca. Acredito que ainda teremos dias melhores; que o Criador está sempre nos vendo e protegendo; resta a nós querermos vê-Lo.

    Um abração paulista

    ResponderExcluir
  17. VERA,

    pois é , porém o que tem de gente não querendo vê-lo e o ignorando é realmente triste e desalentador.

    No entanto somos otimistas e porque não ser, concorda?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  18. Feliz quarta-feira! Voltei para saber por onde anda esse blogueiro que está fazendo falta lá no Perseverança.
    Espero que tudo esteja bem contigo e todos de seu lar e envio fraterno abraço.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  19. NICINHA,

    igualmente, para você.

    Obrigado pela lembrança.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir