E O SORVETE ERA CHICA-BON .






O mundo era preto e branco. Dont be cruel, é com Elvis Presly. Copacabana vazia e João Gilberto cantando "Ho-ba-la-la".

Nara, Boscoli e Litlle Richard.Carros pretos importados. Cadillac o mais extravagante, bonito e sensual carro já fabricado no mundo. De preferência conversível, tipo Eldorado Biarritz, o sedan 62 DeVille, o outro sedan Fleetwood sixty Special. Estes carros estavam em perfeito estado, até o inicio da década de 80. A Chevrolet em 69 lançou um “carrinho” fantástico: Camaro ZL1 duas portas e laterais cromadas.

Maiôs eram bem comportados.A mulheres faziam permanentes nos cabelos.Só me lembro muito vagamente...

Bob Dilan e Mr.Tambourine man.

Coisa mais bonita é você assim...
Tijuca é o Alto da Boa Vista. Porém,sou mais o Grajaú.Afinal todas elas moravam lá.Carlos Lyra toma carona de bonde.Só andávamos nos estribos.Coisa de adulto!

                                                         

Heartbreak Hotel é de 56. Eu era muito miudinho. Mas, já escutava Elvis Presley. E Rock around the clock, com Bill Halley and His Comets. Bem aí eu estava quase nascendo para o mundo. Quebrando o cinema carioca, na tijuca. Nas matinês.

E para baratinar mais ainda minha cabeça, lá vem: E Deus criou a Mulher. Brigite Bardot a inspiradora dos meus primeiros e solitários prazeres. Copacabana continuava vazia.

Os bondes eram superlotados. A vida tinha cheiro de flamboyant. E as lotações?Vieram antes ou depois. Depois é lógico.Será? Rua Nascimento Silva 107, apto 201, Tom volta para Copacabana. E eu também estou voltando no tempo.O ano? 1954. Eu ainda era miudinho. Só se nascia depois dos 18. Antes eram só espinhas.

 Nas ruas tinha uma árvore que dava umas frutas amarelas com uma “sica” danada. Não me lembro o nome. Agora lembrei: oiti. Mais tarde eu, e mais três amigos fizemos um conjunto de rock: The Four Bad. Um deles tocava violão e cantava, o resto era o coro. Então, eu era o resto.

 Menina só usava saia. Saia abaixo da canela. As saias subiram, muito mais tarde. Sei lá quando.Mais era o maior barato.Cada coxão! E Chuck Berry ainda não foi apresentado por quê? E com vocês: (não posso ser ingrato) Jerry Lee Lewis, cantava Great Balls of Fire. Mas é na música Only You  que ele faz o solo de piano mais bonito que já ouvi na minha vida. E olha que eu já ouvi muitos solos! Casou-se com uma sobrinha. A menina era quase uma recém-nascida. A carreira dele fez água. O conservadorismo norte-americano o destruiu, algumas vezes. E ele enchia a cara de álcool.

Elvis começou a tomar um monte comprimidos. Uns para dormir, outros para ficar acordado. Isto no final. Final de uma carreira incomum. Elvis Não morreu. Desculpe o lugar comum. Perfume? Deixe-me lembrar... Fácil: Lancaster, mais popular e Bond Street, este pegava mais pesado. Era mais caro. E a gente não colocava perfume. Tomava banho de perfume.Todas as meninas eram virgens.


E como se fazia sexo? Pela ordem? Então vamos lá: com as empregadas domésticas, prostitutas, uma ou outra - mais uma ou outra mesmo! - mulher que dava mole. E qual a mulher dava mole, naquela época? E as namoradas? Não gosto nem de lembrar. Que dor!  Era uma dor mais em baixo. Eu me despedia das minhas namoradas com uma dor latejante!

Baden Powel, Edu lobo, Elis Regina. Acho que estou misturando de novo. Valeu! Faz-se um belo suco de saudade, extraído nesta centrifuga do tempo. Dá para misturar à vontade. As roupas tinham muitos botões. Eu tinha uma camisa amarela que usava no conjunto de rock que era um sucesso. Os botões eram pretos. E eram muitos. O instrumento era o violão. Quem não tocava violão, estava aprendendo. Para tocar rock no violão era necessário saber apenas, uns quatro ou seis acordes e estávamos conversados. Quem complicou muito o violão foi a bossa-nova.

                                                                     

Aliás, a bossa nova - apesar de ter sido a música que encheu de sons, tudo de bom da minha vida - tinha alguns sérios problemas que nunca foram resolvidos. Quando as caras tocavam todo mundo tinha que prestar atenção. E sentados. Não se dançava bossa-nova como bossa nova. Quem tentou criar uma dança específica foi um bailarino americano chamado Lennie Dale e que, também cantava. Mas não pegou. As mulheres até que começaram a ensaiar. Mas os homens se consideravam muito machões e a coreografia da dança exigia que se desse umas reboladas. Afinal eu sou de uma época que poucos homens rebolavam. É verdade!

Mulher trabalhava preferencialmente, como professora primária. Todo primeiro emprego do homem era como bancário. O que eu posso fazer. Quer que eu minta? Aí o mundo começou a entrar em outros tempos. Vieram os Beatles e um monte de gente atrás. E acabou, hoje dando nisso. Ouçam: o funk Espanhola - porque eu ainda não tenho coragem para escrever algumas poesias contemporâneas , como as da cantora Tati Quebra Barraco. Chega de saudade. Mas, a realidade, é que sem ela não sei viver.

                                               

16 comentários:

  1. Olá, Paulo!Se Maomé não vai â Montanha, a montanha vem a Maomé...
    Pois é gostei muito, aliás o passado nos inspira muito, é delicioso, é saudade pura! E o Kibon!!! Que saudade, o melhor picolé do mundo!! rs A gente saia louco atrás da carrocinha... Ou então aquelas casquinhas, como se chamava, o camarada descia a rua e toda a criançada corria.
    Muito bom texto, boas lembranças... poderia ter postado mais fotos!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. TAIS,

    me comprometo com você de postar mais fotos. kkkk

    Promessa é dívida.

    Pode conferir.kkk

    Abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. rss, vim conferir!! Muito gostoso esse texto... as professorinhas, o rebolado que os rapazes se negavam, o Lennie Dale (rss) E o problema com as empregadinhas... rsss Mas as meninas com saias abaixo das canelas não lembro disso!! O perfume Lancaster, nossa!!! Tudo muito certinho, bem lembrado!
    Gostei das fotos! ótimo.
    Ah... adorei a visita!
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. TAIS,

    Perfumes: Lancaster e Bond Street para homens e Toque de amor para as meninas. kkkkkkkkk

    E você lembra de tudo!!!

    Lembrar do bom faz a gente melhor , concorda?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Quase tudo!rsss

    http://taisluso.blogspot.com.br/2011/04/coisas-antigas-voce-vai-encarar.html

    Deixei comentário no meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amiga virtual ,sempre presente e generosa!

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  7. Bela memória, mestre!
    Você não falou das debutantes. Eu mesmo, fui a um baile de debutantes no Clube dos Sargentos do Rio, em 1967 e acabei dançando a valsa ao som da orquestra Violinos de Ouro. O titular da garota não compareceu! Naquele tempo se dançava de verdade, né? Abraços!

    ResponderExcluir
  8. VITORIO NANI,

    é verdade amigão,falha nossa! 1967,nossa parece tão estranho isto.

    Vitorio, você envelheceu. kkkk

    Então na falta do titular você "voou" literalmente no espaço vazio deixado.

    Por falar nisto, você continua voando -asa delta mesmo!- amigão ou deu uma parada?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, voando agora nas asas da imaginação, parar, jamais!
      Um abração, carioca!

      Excluir
  9. MARTA MARTINS,

    visitei o seu também.
    Excelente!
    Só não estou conseguindo seguir você.
    Vou continuar tentando.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. MARTA MARTINS,

    DESCULPE SOU SEU SEGUIDOR FAZ TEMPO! KKKKKK

    UMA ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo, bt!
    Prazer em te receber no meu blog, pena que n/momento não muito agradável né? kkk
    Acho que essas carrocinhas KIBON deveriam voltar. Que tal então uma campanha com a #volta carrocinha Kibom?
    Hummmmm, com certeza eu ia adorar!
    Já te considerando meu mais novo amigo de "infância" por conta do post, agradeço de coração pelo comentário deixado no meu blog!
    Abraços e a continuação de uma semana maravilhosa p/vcs
    Já fico te seguindo!

    ResponderExcluir
  12. Piteis da dinha,

    quem sabe uma campanha "Volta Carrocinha Kibon" funcionasse não é?

    Vamos pensar. kkk

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  13. Cá estou eu! Gostei de ler. Texto muito interessante!

    Beijo e uma excelente semana

    ResponderExcluir
  14. CIDÁLIA,

    obrigada, e uma excelente semana para você também.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir