NINGUÉM ERRA SOZINHO.

        

Você não deve ser tão inadequada para amar,pois  esse sentimento que é o único entre todos os mais nobres do mundo e que modela, formata e dá alegria e objetivos às nossas vidas deve, por  obrigatória reciprocidade nossa, merecer a coragem, habilidade e competência dos antigos navegadores que, acrescentaram muitas terras,as até então conhecidas ao novo mapa do mundo, como hoje o contemplamos.
Se, o seu mundo ainda está restrito àquele seus tempos de antiga imaturidade afetiva, mude, estenda seus olhos para o horizonte mais longínquo e não cometa erros primários,infantis, imaturos e sem o minimo de personalidade , seja para começar ou terminar um relacionamento.
Quando você quer começar um amor e pretende que, ele seja bem sucedido, compreenda que o seu novo parceiro(a) não merece escutar, pelo menos em princípio, todas aquelas mazelas e tragédias que marcaram a sua vida, até aqui.
Ninguém merece ter a Trompa de Eustáquio,  os ouvidos, entupidos por intermináveis ladainhas de traições daquele ex- marido ou esposa, companheiro ou, o que quer que seja, nem seus mais aflitivos problemas com seus filhos, cunhados  mãe , os seus familiares,vizinhos, colegas de trabalho,enfim...
Seus insolúveis problemas financeiros, são muito difíceis de serem escutados e bem absorvidos, assim na cara,de imediato, na lata.
É insuportável, e amor nenhum resiste, saber de tantos e intensos problemas que você viveu no passado e ditos de uma só vez , como se estivesse, regurgitando após uma alimentação mal digerida, tudo de volta.
Lembre-se que esta é uma nova situação desabrochando e que, precisa ser regada com momentos muitos positivos e que,deverão se tornar inesquecíveis.
Ninguém é obrigado a ter que ser sociólogo,sexólogo, psicanalista, assistente social ou psiquiatra e depois de empanturrado de tantos problemas seus, ter que dar opiniões e soluções para tudo.
Certamente você ,  não irá receberá nos próximos dias mais nenhum telefonema!
E quando se termina um amor, tal qual a chama de uma vela que se apaga cansada e exausta de si mesma e, com mais nenhum vestigio de cera para continuar mantendo acesa a chama,não deixe de atender os telefones ocasionais que são dados para você, por quem um dia esteve a seu lado.
Isso é aviltante,é tratar um ex-amor como um moleque,um desclassificado,uma pessoa que não lhe merecia e, com esse tipo indesejável de vingança,você está demostrando que o odeia e já dizia Freud, que a gente só odeia a quem verdadeiramente ama, e não consegue alcançar.
A resposta seria uma indiferença , porém muito educada.
Daquela forma você estaria passando um recibo de uma conta que  não teve como pagar!
E também, não é só falta de edução e sim, uma covardia e que demostra absoluta insegurança, não atender para... fugir.
Finalmente, por mais infeliz, triste e inadequado que tenha sido aquele antigo amor, não o profane com críticas  e outros comentários menos abonadores com amigas ou mesmo desconhecidos.
Ninguém erra sozinho.

8 comentários:

  1. Amado Paulo, que bom ser a primeira a fazer comentário, rsss
    Deixo um super abraço fraterno, que seu mês de abril seja iluminado e regado de muita saúde, paz e sabedoria, pois o restante acontece com o devido tempo e o nosso merecimento.
    Nicinha

    ResponderExcluir
  2. Obrigado NICINHA,

    desejo o mesmo!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. É meu querido e sábio Paulo, tudo que disseste é a mais pura verdade e eu, particularmente,evito fazer (por não querer que façam comigo). Concordo quando vc diz que ninguém erra sozinho, pura verdade, mas, acredito que sempre um, erra um pouco mais, esta é minha modesta opinião. Meus parabéns pelo texto, como sempre vc arrasou baby. Bjinhos meu querido!
    E não esqueça que tu és especial demais visse!
    => Gritos da alma
    => Meus contos
    < => Só quadras

    ResponderExcluir
  4. Então,NÁDIA

    é natural que realmente, uma das partes carregue mais nas tintas da incompreensão e dos conflitos.

    Também, concordamos aí!

    Vida que segue.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, mais uma vez arrasou no seu texto.
    Concordo contigo e penso como você: num relacionamento a dois ninguém erra sozinho, ambos erram, seja por excesso, omissão, por ceder demais ou pedir demais...
    Acho lamentável quem sai falando mau do ex sem papas na língua. Por mais dor que possa ter causado, também houveram alegrias que merecem respeito, ou o relacionamento naturalmente não teria ido em frente.
    Tratar o ex com educação é sinal de maturidade...a não ser que a tal pessoa haja mesmo com infantilidade. Nesse caso o melhor é o afastamento.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BIA,

      este comentário refle a excelência do seu grau de maturidade , o que aliás você reflete e de forma inequívoca, no seu excelente blog, o qual tenho sempre divulgado,inclusive junto aos meus alunos universitários.

      Orgulho-me de tê-la entre outros grandes amigos que por aqui tenho feito, e saber que você me honra com sua presença.

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. Gostei do texto e dei comigo a pensar: realmente que interessa a este, tudo aquilo que passei com aquele?? Se é uma nova relação que seja tudo...novo!
    Mas...temos tendência de nos martirizar, santificar...colocar-mo-nos no mais alto dos píncaros... Eu estava sempre certa! E os pormenores íntimos?...Bem aí, era tudo cinco ***** O coitado/a já não sabe como há-de jogar...entrou no reino da competição e, de um modo geral...fica sempre a perder!!
    Ninguém erra sozinho...essa é que é a verdade.
    Esta postagem foi editada no dia dos meus anos...achei curioso!
    Abraço
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇA PEREIRA,

      se você puder considerar esta postagem , como um humilde presente do seu aniversário, ficarei muito grato por tê-lo aceito e que bom, ainda serve para alguma coisa, estes meus despretensiosos rabiscos , por aqui, no Falando Sério!

      Obrigado por tudo, você que é uma tradicional amiga dos meus blogues.

      Um abração carioca.

      Excluir