CAINDO NA REAL.

Às vezes me pego insatisfeito tecendo mentalmente minhas agruras,imperfeições e tentativas continuadas de ser sempre um cara melhor e mais aceito.
Isso cansa!
Cansa como um motor de um carro do qual, sempre lhe é exigido um desempenho perfeito e altas velocidades em curvas perigosas e pouco compensadas sujeitas a derrapagens inevitáveis.
E se derrapo, derrapei e pronto!
Não posso ficar culpando os pneus da minha impulsividade, a falta de freios do meu temperamento, afinal quem está na estrada é para rodar.
E se rodopio fazer o que não é?
Faz parte!
Cheguei a sonhar que era Zeus!
Mas quando descobri que, no Monte Olimpo das minhas fantasias até Hera a mulher dele, deusa do matrimonio, do parto e da família tinha abortado a ideia do seu deus-provedor ter mais filhos,fiquei meio constrangido.
E mais:Que ela estava querendo na verdade era uma relação colorida com Apolo que a rechaçava porque estava interessado mesmo em Dionísio,pelo qual nutria uma grande e inconfessável paixão e que, até Afrodite andava trocando o amor pela guerra,fazendo acordos escusos com os fabricantes de armas romanos,então pensei com meu umbigo:
-Que canal estou assistindo?
Nem precisei de respostas, pois, todos os canais sejam os abertos ou os fechados levam a gente a ficar atualmente, a não ver o final do túnel.
Então me senti menos culpado pelos meus erros contumazes, minhas transgressões circunstanciais, aquelas imaginações e intenções menos nobres e ser obrigado a reconhecer mais uma vez de que eu sou aquilo que deixaram.
Quantos tsumanis eu quis impedir com a minha impotência e pequenez perante aquele mundo d’água e destroços levando tudo?
Quantos vulcões tentei abafar com minhas mãos inúteis para que, as cidades de Pompéia dos amigos e que, embaixo dele habitavam não virasse pedra-pomes?
Imaginem minha soberba,querer aplacar a fúria dos nossos Vesúvio existenciais!
Foram tantos os meus insucessos que adotei agora e como meu filósofo de cabeceira,o brasileiro e meu xará, Paulo Guiraldelli quando diz:
-“Fracassados e medíocres, dou-lhes o mundo.”
Quer saber?
Realmente, o mundo era tudo o que eu queria!

32 comentários:

  1. Querido Paulo!
    Que desabafo se posso considerar assim?
    Não queira o mundo, pois você é mais do que ele, na verdade o mundo está cheio de maldades, insatisfações , não combina contigo.
    Ou quer que eu minta?
    Todos temos qualidades e basta apenas deixa-las acontecer, claro que todos temos um dia em que nada nos contenta.
    Abraço
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERSEVERANÇA,

      é exatamente assim que funciona a vida e você em poucas mas,precisas palavras fez uma reflexão excelente.

      Obrigado por sua generosidade habitual!

      Um abração carioca.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O SOL do amanhã,

      se você gostou é sinal de que às vezes a gente até acerta.

      Um abração carioca.

      Excluir
  3. Li e reli sua crônica. Excelente! Pontuei-me em muitos parágrafos. Conclui que só na maturidade a dita "sabedoria" nos faz Ph.D. no quesito "Vida"... E, no balanço de sado credor ou devedor, ainda que... temos muito mais créditos... mesmo que não nos ouçam, não nos vejam, não nos adicionem no mundo de hoje... O nosso canal estará sempre ligado e fluindo energias de quem vive e não vegeta!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia,

      precisamos viver para entender um pouco mais,deste muito menos de plena consciência que temos das nossas vidas.

      Chico Buarque canta que "tem dias que a gente se sente ,como quem quem partiu ou morreu",lembra?

      Os nossos dias,eles passam ficam os ensinamentos!

      Um abração carioca.

      Excluir
  4. Paulo,

    Texto excelente!
    Em vários pontos encontrei-me questionando o meu viver e o mundo; principalmente o mundo de hoje, agora, cobrador do nosso pensar e agir, tão difícil nas relações entre pessoas. Tenho para mim que acertando ou errando o importante é viver e de preferência viver bem, deixando acontecer.

    Um abração paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Albuquerque,

      você destacou um ´ponto excelente quando lembra " mundo de hoje,agora cobrador do nosso pensar e agir" e que genericamente chama de comportamentos politicamente corretos.
      Esse tal de conduta politicamente correto na verdade é uma mordaça coletiva imposta e cerceia a liberdade de pensamento tal qual o escritor Aldous Huxley descreveu em:" O admirável mundo novo".
      Um abração carioca.

      Excluir
  5. Olà, Paulo!!!
    Desisti de mudar para agradar a uns e outros, como também desisti de mudar outras pessoas para minha conveniência e do mundo.
    Se queres conquistar o mundo siga em frente,
    Seja sempre você mesmo, plante boas sementes, que colherá bons frutos.!!!
    Abraço, Rê!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia Regina,

      existe em nós a esperança.

      Esperança sinônimo de objetivos a serem alcançados para a nossa e a felicidade de terceiros.

      Na síntese de tudo esta é a realidade,pois, fica cada vez mais difícil mantermos as nossas esperanças.

      Mas é imprescindível que lutemos para não deixar ir embora estas esperanças.

      Concorda?

      Um abração carioca.

      Excluir
  6. oi Paulo

    Acho que todo mundo um dia se colocou no lugar de Deus, e pensou o que eu faria diferente rs...
    Mas o ser humano age por si só e muitas vezes colhe o que planta.
    Por isso tem o livre arbítrio.

    Um lindo dia pra vc =)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BELL,

      quem um dia se colocou no lugar de Deus,pode sentir de uma forma pálida que só mesmo ELE pode segurar esta balburdia humana que por vezes,parece absolutamente descontrolável e incompreensível.

      E como você colocou muito bem,resta sim, entendermos que é o nosso livre arbítrio que poderá aumentar ou diminuir a bagunça reinante.

      Sou otimista!

      Um abração carioca.

      Excluir
  7. Oi Paulo!
    Quando cheguei no trecho:

    "Quantos tsumanis eu quis impedir com a minha impotência e pequenez perante aquele mundo d’água e destroços levando tudo?
    Quantos vulcões tentei abafar com minhas mãos inúteis para que, as cidades de Pompéia dos amigos e que, embaixo dele habitavam não virasse pedra-pomes?"

    A palavra "soberba" veio em minha cabeça antes mesmo de ter lido ela logo depois no teu texto.
    Eu acho que todos nós somos assim mesmo, querendo ser semideuses às vezes, porque ser comum não é todo dia que estamos dispostos.
    Mas entendo o que quis dizer e o que sentiu quando escrevia, ou pelo menos acho... É uma vontade de melhorar, consertar o que acha que está errado, pegar as rédeas do nosso mundo e do mundo de outros e transformá-los e logo depois vem a sensação de fracasso por não ter os superpoderes que acreditávamos ter. Encarar que nessas tentativas QUEBRAMOS A CARA quase que literalmente.
    Eu não acredito na bondade humana, certa vez escrevi isso na Coluna, mas eu acredito, pelo menos um pouco, na melhora dos seres humanos, devagar, aos poucos e ciente de que são poucos que querem melhorar por si mesmos e não para receber aplausos dos demais.
    Viver a vida bem, sem prejudicar a terceiros, já é uma grande ajuda para o universo. Podes crer amigo.

    Um abração paranaense/sul-matogrossense pra ti.

    http://colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. COLUNA DA MI,

    por vezes a vontade de ser útil nos revela sim, uma prepotência desmedida e cercados de soberbas incompatíveis com a nossas fraquezas,parece que estamos nos apoderando como timoneiros divinos ,de tudo que nos cerca.

    É verdade!

    Sempre que, nós pretendemos pular a cerca das nossas finitudes e limitações bate aquele sol da realidade na nossa cara ousada e sem vermos, continuamos,depois, tentando e novamente, sempre driblar as barreiras que nos são impostas.

    E assim, devagar e aos poucos quem sabe um dia consigamos descobrir as respostas que a sociedade tantos nos cobra?

    O pior no entanto, e que, quando nós descobrimos as respostas, eles inexoravelmente, mudam as perguntas.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  9. Paulo, acho que somos mesmos tumultuados em nossos sentimentos. Diante de alguns aconteciimentos de nossa vida, pensamos e repensamos posturas, e apesar de milhões de alternativas cruzarem nossos pensamentos, a mais comum, é que talvez agíssimos diferente, se tivéssemos o entendimento na época, sobre tal assunto, que temos hoje. Por vezes, nos sentimos desconfortáveis, decepcionados e desanimados, mas os pensamentos podem se acalmar, as posturas que considerarmos erradas, podem ser mudadas, mas não conseguimos mudar nosso passado, na minha humilde opinião, o jeito é seguir em frente, tentar fazer o nosso melhor. Belo texto.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  10. sub helena,

    sem dúvida nenhuma que, você foi de uma precisão cirúrgica na aplicação e escolha das palavras que caracterizam as situações contrárias em nossas vidas e nas quais nos sentimos, realmente :
    " desconfortáveis,decepcionados e desanimados".

    Porém,é exatamente aí que,nós crescemos se dermos oportunidades às nossas vitalidades interiores de se apresentarem.

    Aliás ,quando eu penso que o gênio Thomas Edison,tentou milhares de vezes até descobrir finalmente a luz elétrica,eu me sinto cada vez mais motivado a tentar,tentar,tentar...

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Ai ai ai ainda bem que andei perdia por aí e não perdi nunca o rumo do que aqui se faz. Aqui se pega a vida, com todas as suas mazelas e glórias e as transforma em deleite, pois este seu texto é o puro deleite das ideias e sentires para o deleite dos seus leitores, pois, que trata de um sentimento comum a todos os que tentaram ou ainda tentam por alguma ordem no seu próprio caos, sem contar o divertimento que você nos proporcionou com o "seu Olimpo", entretenimento pra nenhum canal botar defeito. Se algum diretor te descobre isso vira esquete ou série de TV.

    Já leu o "Poema em Linha Reta" de Fernando Pessoa?

    Transcrevo só dois trechinhos dele:
    "Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
    Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo."
    "Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?"

    Bem mais sábia que esta visão realista de Pessoa, em repúdio aos pretensos semi deuses que nos impõe a busca por uma aceitação que nunca reconheceremos em nossos atos tão falhos sempre, é a sua filosofia em concordância com seu xará: nada mais sábio do que entregar aquilo que não possuímos nem possuiremos, e, apenas tentar, tentar como T. Edson acender a nossa luzinha. Uma luz acesa é suficiente para iluminar muita coisa ao redor.

    Beijos e obrigada por este texto!

    ResponderExcluir
  12. VAN,

    nos fazemos grandes,nos tornamos fortes. quando reconhecemos quão limitados somos!

    Quem teme o trânsito e o respeita , em geral, sai incólume dos acidentes e assim, como em qualquer outra área da vida.

    Respeitar limites e reconhecer potencialidades e fraquezas é um bom sinal de saúde mental e coerência no lidar com as coisas da vida!

    É certo que eventualmente perdemos o rumo em dias mais nebulosos, mas voltamos a nos reencontrar,se tivermos a consciência de que antes termos aprendido alguma coisa na vida e já tinhamos passado por ali.

    E este inigualável Fernando Pessoas estava certo, para variar, uma vez mais,pois, no discurso,na teoria nas bazófias dos encontros. todos são campeões,semideuses,intocáveis etc e tal.

    Na intimidade das suas vidas , no entanto, se envergonham de mentirem tanto, ou serem tão dissimulados.

    Não custa nada, sermos humano!

    Obrigado pelos elogios e para quem só quer o mundo todo como eu, é um bom começo (rs)

    Um carinhoso abração carioca.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Paulo, como vai?
    Gostei muito da estrutura do texto envolvendo personagens da mitologia... pois eu ainda quero o mundo, todos os dias. Aprendi a amaciar meus impulsos por sempre ter pago muito caro por eles, mas com total consciência de que não se pode suprimir a si mesmo em nenhum momento.
    Qaundo nos distanciamos de quem somos, as possibilidades de felicidade tornam-se nulas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do seu texto. E do humor que lhe imprimiu.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça,

      confesso que em nenhum momento quis fazer humor neste texto, mas relendo concordo com você.

      Humor negro!!!

      Um abração carioca.

      Excluir
  15. Certo e errado é relativo... o que é certo para vc, talvez nao seja para mim... o que importa, penso eu, é a vontade de acertar... agora... se vai dar certo... teremos que ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FRIDA,

      e nestas probabilidades é que vamos relativizando,realmente aquilo que procuramos ou o que nos procura.

      Concordo plenamente!

      Um abração carioca.

      Excluir

  16. Sabe, Paulo, já vai um tempo que desisti de achar que eu, como tantas outras formigas juntas conseguiríamos mudar o mundo conforme nosso ponto de vista, nossa vontade. Mas eu era bem jovem. Hoje, caí na real, não penso em juntar-me com ninguém para mudar nada. O que penso é fazer a coisa certa e correta para não atrapalhar o curso natural da minha vida. Ser fiel aos meus princípios. E já acho isso bastante. Não tenho a pretensão de achar que o mundo se juntando num só pensamento e numa só vontade as coisas irão melhorar. Isso é utopia. As pessoas não mudam, são como são. E a evolução, o desenrolar de tudo vai se arrumando pra esquerda ou pra direita. Quando se arruma de um lado, as coisas se desarrumam de outro, e assim é a vida. E não imagino nada, nem o que será o mundo daqui a 300 anos. Os interesses pessoais estão acima de tudo! Só conheço um pouco o ser humano. E a partir disso é que não creio muito num mundo melhor. Tenho visto atrocidades horrendas, cabeças rolando desgraçadamente. O que adiantam avanços científicos e idas e vindas ao espaço se cabeças rolam sem piedade, como vemos na mídia? Caí na real. A poesia é linda, dá leveza à vida, mas a vida é um drama!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAIS,

      os dramas da vidas,eternos desafios,constantes movimentos que nos oferecem e esperam por nossas respostas.

      Desde o inicio da humanidade, sempre foi assim o que, acontece hoje ,é que a velocidades destas exigências como se o ontem e o presente estivessem se fundindo e já raspando no amanhã.

      O famoso sociólogo Alvin Tofler diz que a velocidade das mudanças na sociedade contemporânea decretou "a morte da permanência"e tudo hoje é efêmero,passa mais rápido que nossas capacidades de interpretá-las e absorvê-las.

      Um mundo em constante transformação,como nunca antes, é o que tem levado a maioria,realmente a cair na real, para não perder-se nas fantasias dos objetivos inalcançáveis.

      Um abração carioca.

      Excluir
  17. Olá Paulo! Aqui no Sul, (bem no finalzinho do Rio Grande do Sul), temos o costume de começar uma conversa assim: Olha "guri" chega um momento das nossas existências que temos dois caminhos a trilhar, viver para agradar aos outros ou viver sem nem tomar conhecimento com do que os outros pensam! Então (eu acredito temos vários caminhos) decidi viver sem a minima preocupação com as cobranças, embora tenhamos que buscar o equilíbrio em todas as nossas ações e emoções! Gostei das comparações, riqueza de detalhes...
    "Cheguei a sonhar que era Zeus!
    Mas quando descobri que, no Monte Olimpo das minhas fantasias até Hera a mulher dele, deusa do matrimonio, do parto e da família tinha abortado a ideia do seu deus-provedor ter mais filhos,fiquei meio constrangido."
    Um abraço e feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é NYCE os deuses de pés de barro, nos constrangem realmente.

      A palavra mágica do seu comentário é o equilíbrio,as tentativas constantes de alcançar o equilíbrio, mas parece que sempre a balança, pende inexoravelmente para um dos lados.

      Olha "guria" acho que as cobranças vão sempre existir e já que é assim concordo que devemos viver as nossas realidades e tentarmos alcançar nossos objetivos, desde que não venhamos prejudicar terceiros.

      Um abração carioca.

      Excluir
  18. Um amigo uma vez me disse que nós não passamos de minúsculas contas no colar do tempo... Frágeis e tolos é o que somos.

    Um abraço.

    P.S: não consigo comentar no seu blog de humor. Por que será?

    Outro abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MILENE LIMA,

      somos isto tudo mesmo, ele tem razão!

      Quanto ao fato de não poder comentar no meu blog de humor, isto não tem graça nenhuma e fica bastante chateado por não poder dar a solução.

      Só posso lhe dizer que agora mesmo houve um comentário nele.

      Lamento.

      Um abração carioca.

      Excluir
  19. Ah, eu tbm era assim! Mas não dá p agradar a todos nem salvar o mundo. Contudo, Jesus já fez isso! Basta agora agradar só a Ele, o resto é consequência!
    Beijooo...

    ResponderExcluir
  20. MERI PELLENS,

    com ELE fica realmente, tudo mais fácil.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  21. lindo! existencial, profunfo, metafísico, maravilhoso!

    ResponderExcluir